Exame Logo

Serviços de suporte rendem R$ 20 mi à Tectotal

Meta é subir em três vezes esse resultado em 2009 diversificando as formas de receita.

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2008 às 13h21.

A oferta de suporte técnico a aparelhos eletrônicos domésticos é algo simples, mas a necessidade dos usuários mostrou-se grande. Por isso a Tectotal, especializada nesse tipo de serviços, triplicou sua receita desde abril de 2008.

A companhia, que pertence à operadora Telefonica e a gestora de TI Autômatos, obteve receita de 20 milhões de reais nestes primeiros sete meses de atividades e pretende aumentar o resultado na mesma proporção em 2009, quando a expectativa é chegar a 60 milhões de reais.

Veja também

Para isso, a estratégia é ampliar a área de cobertura da empresa, que já está no Peru e também está abrindo operações na Colômbia, Argentina, México e Espanha, e também atuar em parceria com operadoras de banda larga, como o iG, que já é parceiro. Atualmente, a empresa tem 22 canais em redes de varejo, distribuição e serviços e está em 450 cidades com 400 técnicos de atendimento presencial e 100 atendentes portelefone.

Hoje, a principal fonte de receita da empresa são serviços básicos de instalação de computadores e seus periféricos, como configuração de impressora, acesso à internet e destravar computador. Das vendas feitas pela empresa este ano, 73,22% são atendimentos relacionados a PCs, 15,12% são instalações de equipamentos de áudio e vídeo, e 11,66% são roteadores para rede wi-fi. “O primeiro contato com computadores que a classe A teve há 10 anos, é o que a classe C está vivendo agora e por isso eles são os nossos principais clientes”, afirma Regina Lucia Samões Lopes, presidente da corporação.

As ofertas da empresa estão sendo oferecidas pelos varejistas brasileiros como em um pacote de venda, que inclui o serviço de instalação e suporte. Segundo Regina, 30% das vendas de produtos eletroeletrônicos seguem acompanhadas do cartão de senha que garante o serviço.

Essa, inclusive, é mais uma forma de aumentar a receita do ano que vem. A intenção é subir para 50% essa venda “casada”. O pacote que reúne produto e serviço é estimulado pela Tectotal e é bem recebido pelos varejistas, porque eles vêem isso como forma de a loja se diferenciar das concorrentes. E o resultado para ambos é bom. O cliente (pelo menos em tese) fica satisfeito e, como a comissão dos vendedores é mais alta no serviço do que no produto, as vendas da Tectotal aumentam.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame