EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.
SÃO PAULO - Luiz Guilherme Schymura assume oficialmente hoje a Agência Nacional de Telecomunicações, no lugar de Renato Guerreiro, que pediu demissão em 27 de março.
A posse de Schymura inaugura uma nova fase na agência. Desde sua criação, em 1997, a Anatel mantinha o mesmo corpo de conselheiros. A atenção de todo o mercado de telecomunicações para esse movimento está especialmente mais acentuada. Questões como tarifas de interconexão, autorizações pendentes para a entrada das operadoras das bandas D e E, de tecnologia GSM, e a crise econômica pela qual todo o setor vem passando aumenta a expectativa em torno do novo presidente do conselho.
Quando o ministro das Comunicações, Juarez Quadros, indicou Schymura para a nova vaga deixou claro que a intenção era dar um foco mais econômico aos rumos da agência, num momento em que as regulamentações já foram feitas e há possibilidades de grandes fusões .
Luiz Guilherme Schymura de Oliveira é engenheiro elétrico e ex-diretor da FGV Consulting, da Fundação Getúlio Vargas. O executivo participou da formulação do modelo de privatização de Furnas e do programa de acompanhamento do mercado da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O presidente interino da agência, Antonio Carlos Valente, entrega o cargo para Schymura hoje às 16 horas no Ministério das Comunicações. Na mesma cerimônia, assume Luis Alberto Silva como novo conselheiro, no lugar de Luiz Francisco Perrone, ex-vice-presidente da agência, que se desligou do órgão em novembro do ano passado.