Tecnologia

Samsung e Google lançam o smartphone Galaxy Nexus

As empresas planejavam anunciar o aparelho em San Diego, nos Estados Unidos, no último dia 11, mas o evento foi reprogramado para hoje por causa da morte de Steve Jobs

Galaxy Nexus é o primeiro smartphone do mundo a receber a nova versão do sistema operacional Android, chamada de Ice Cream Sandwich (Divulgação)

Galaxy Nexus é o primeiro smartphone do mundo a receber a nova versão do sistema operacional Android, chamada de Ice Cream Sandwich (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 19h39.

Hong Kong - Samsung e Google lançaram hoje o Galaxy Nexus, primeiro smartphone do mundo a receber a nova versão do sistema operacional Android, chamada de Ice Cream Sandwich, que também roda em tablets. O lançamento acirra a concorrência com a Apple. O novo aparelho foi anunciado poucos dias após a companhia americana lançar o iPhone 4S. As empresas planejavam anunciar o Galaxy Nexus em San Diego, nos Estados Unidos, no último dia 11, mas o evento foi reprogramado por causa da morte de Steve Jobs, cofundador da Apple, no dia 5.

Para o Google, o novo aparelho busca solidificar o Android como o software mais usado no mundo para dispositivos móveis. A partir do segundo trimestre deste ano, a penetração do Android em smartphones era de 43,4%, enquanto o iOS da Apple detinha 18,2% e o Symbian, da Nokia, 22,1%, de acordo com a consultoria Gartner.

A Samsung se recusou a revelar o preço do novo aparelho, mas uma fonte do mercado ligada ao setor disse que seria próximo ao do Galaxy S, que também usa o Android e já está à venda. Na Coreia do Sul, o Galaxy II, a segunda versão do smartphone, é vendido por cerca de US$ 700. "Estamos visando o segmento premium com o Galaxy Nexus", disse JK Shin, presidente da divisão de comunicações móveis da Samsung.

O novo aparelho possui uma tela de 4,65 polegadas, câmera de 5 megapixels e processador dual core. Ele deve estar disponível nos Estados Unidos, na Europa e Ásia no começo do próximo mês e gradualmente vai se espalhar por todo o mundo, de acordo com um comunicado da Samsung. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AndroidConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Receita de jogos chineses cai 3,3% no primeiro semestre

Galaxy Z Flip 6: conheça os detalhes do smartphone usado pelos atletas nas Olimpíadas

Meta pagará US$ 1,4 bilhão ao estado Texas por uso indevido de tecnologia de reconhecimento facial

Carteira do Google testa pagamento por PIX em contas do C6 e PicPay

Mais na Exame