Tecnologia

Samsung começa a venda do Nexus S nos EUA

Aparelho feito em parceria com o Google poderá ser usado para pagamentos no lugar de cartões

O Nexus S chega ao mercado americano ainda em 2010 (Google/Divulgação)

O Nexus S chega ao mercado americano ainda em 2010 (Google/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 14h18.

Londres - O celular Nexus S, da Samsung Electronics, que usa a mais recente versão do sistema operacional Android, do Google, começa a ser vendido este mês nos Estados Unidos e no Reino Unido, anunciaram as redes de varejo Best Buy e Carphone Warehouse.

As duas cadeias de varejo anunciaram que seriam vendedoras exclusivas do Nexus S nesses dois mercados. O novo aparelho tem uma tecnologia que permite que o usuário utilize o celular para pagamentos, em vez de cartão de crédito.

O Android ultrapassou rapidamente a Apple e o BlackBerry da Research in Motion, se tornando a segunda plataforma mundial para dispositivos móveis mais popular, atrás do Symbian, da Nokia, e atingindo o primeiro posto na América do Norte e no leste da Ásia.

Oferecido gratuitamente aos fabricantes de celulares desde sua chegada ao mercado, dois anos atrás, o Android ajudou a alimentar um boom no mercado de celulares inteligentes, que deve dobrar este ano para cerca de 340 milhões de unidades. Mas a chegada da plataforma também ajudou a causar queda de preços.

O Nexus terá um chip para transmissão de dados sem contato (NFC), o que permitirá que consumidores paguem suas compras aproximando o aparelho de um terminal leitor.

A NXP, pioneira em sistemas NFC, anunciou colaboração estratégica com o Google para oferecer um pacote de software aberto para o chip NFC.

A Carphone e a Best Buy informaram que ofereceriam o Nexus S desbloqueado por 529 dólares nos EUA, ou por 199 dólares aos assinantes de um contrato de serviço com a T-Mobile.

No Reino Unido, o aparelho custará 549,95 libras (862 dólares) desbloqueado, ou será fornecido gratuitamente para os usuários que optarem por um contrato mensal de 35 libras com uma operadora de telefonia móvel ainda a ser anunciada.

O modelo básico do celular do Google era anteriormente o Nexus One, fabricado pela HTC. A Samsung também produziu um computador tablet baseado no Android, o Galaxy Tab.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China