Tecnologia

Samsung Ativ Smart PC Pro

Avaliação de Airton Lopes / Este híbrido com Windows 8 não é o mais leve nem o mais poderoso, mas é o melhor que já passou pelo INFOlab para ser usado como tablet. Diferentemente dos concorrentes, que são ultrabooks conversíveis, o Ativ Smart PC Pro é um tablet com configuração de PC, equipado com um […]

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2013 às 15h41.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Este híbrido com Windows 8 não é o mais leve nem o mais poderoso, mas é o melhor que já passou pelo INFOlab para ser usado como tablet. Diferentemente dos concorrentes, que são ultrabooks conversíveis, o Ativ Smart PC Pro é um tablet com configuração de PC, equipado com um teclado destacável. Sem o acessório, o peso do modelo cai para 900 gramas, o que ainda é muito se comparado aos 652 gramas de um iPad, mas é bem menos do que se encontra em outros híbridos. A tela LCD de 11,6 polegadas pode ser explorada com os dedos ou com a caneta S Pen, um excelente recurso para fazer anotações e desenhos com precisão no aplicativo S Note. Pena que, apesar da boa sensibilidade, a qualidade visual do display deixe um pouco a desejar para uma tela Full HD. Como laptop, o Ativ Smart PC Pro mostra a força de um ultrabook intermediário com autonomia de bateria acima da média. As desvantagens são o corpo mais pesado (1,6 quilo) e espesso do que o de seus rivais, além da presença de apenas uma porta USB 3.0.

Avaliação de Lucas Massao / Entrando no mercado de ultrabooks híbridos, a Samsung apresenta o Ativ Smart PC Pro. Um gadget com modo tablet confortável.

Corpo e construção

Nesse quesito o híbrido possui algumas características interessantes. A primeira delas é o teclado. O fato de ele ser destacável já chama atenção por si só, mas se isso não bastasse, suas bordas são arredondadas e acomodam melhor as mãos. O anexo não possui o padrão ABNT, ou seja, teclas como / e ? precisam ser acessadas através de atalhos. O visual elíptico também foi adotado no tablet. Porém aqui ele causa um efeito não muito agradável, a tela não apresentou o mesmo brilho em todos os pontos e cores lavadas que não fazem jus a resolução de 1.920 por 1.080.

O design dividido entre tela e teclado causa outro efeito prático muito perceptível. Os componentes internos como processador e placas estão na parte tablet, então, ao conectarmos os dois, podemos sentir um claro desequilíbrio de peso, e isso foi suficiente para desconectar a tela em alguns momentos durante a utilização.

Outro detalhe interessante é a saída de ar localizada na parte de cima do tablet. A solução não é a melhor esteticamente, mas evita problemas de aquecimento.

Usabilidade

O desempenho do Ativ Smart PC Pro foi mediano. Utilizando um processador Core i5-3317U de 1,7 GHz e 4 GB de memória RAM, o híbrido não vai desapontar nas tarefas cotidianas, mas não deve se sair tão bem caso o usuário queira jogar jogos em configurações altas ou fazer edição de vídeo.  O armazenamento via SSD de 128 GB ajuda a inicializar o Windows 8 rapidamente e é um bom alívio para o hardware razoável.

Benchmark PCMark 7 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Lenovo/Ideapad Yoga 13

4.534

Sony/Vaio Duo 11

4.868

Asus/Taichi 21-CW003H

3.614

Samsung/Ativ Smart PC Pro XE700T1C-A01BR

3.389

Vale ressaltar a diferença de peso que se dá ao utilizarmos os diferentes modos do produto. De 900 gramas como tablet, o híbrido passa a pesar 1,6 ao anexarmos o teclado. 

Desenhar no tablet não é uma tarefa difícil com a S Pen que acompanha o produto. Ela é sensível a 1024 níveis de precisão e faz traços precisos e firmes apesar de não ter nenhuma função especial na utilização do Windows 8. Mas o seu potencial é explorado no por completo software S note. Utiliza-la com o programa e suas possibilidades de traços e cores é algo muito prazeroso. 

Outro software interessante é o Easy Launcher, a versão Samsung do menu iniciar. Ele não é lá muito inovador, mas adiciona recursos legais como calibragem de tela e um equalizador.

A questão das entradas precisa ser vista com cuidado. Se considerarmos o modo tablet, só o fato de se ter uma porta USB 3.0 é algo muito bom, além de ter entrada para micro SD, micro HDMI e P2. Agora, olhando pela ótica de um notebook, o Ativ Smart PC Pro possui um número bem mediano de conexões já que o teclado possui 2 entradas para USB 2.0.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/8ea4314ea93dd82a48f18fdfa40c16c6

Considerações finais

Caso você faça questão de adquirir um produto que desempenhe as duas funções, o ATIV Smart PC é um bom concorrente entre as opções no mercado. Mas se o que você quer é um ultrabook e um tablet, talvez seja melhor gastar os 4.200 reais em dois produtos separados.

Ficha técnica

Tela11,6 polegadas
ProcessadorIntel Core i5 3317 U - 1,7 GHz
Memória RAM4 GB DDR3
Armazenamento128 GB SSD
Peso1,6 kg e 0,9 kg (modo tablet)
SOWindows 8 (64 bits)
Bateria2h22min e 3h20min (modo tablet)
Conexões3 USB( 1 USB 3.0 e 2 USB 2.0), Wi-Fi, Bluetooth, Wi-Di, micro-HDMI

Avaliação técnica

PrósModo tablet mais confortável e natural testado pelo INFOlab,excelente digitalização de desenhos,vem com uma caneta stylus.
ContrasQualidade visual da tela mediana,apenas uma porta USB 3.0,modo notebook mais espesso que o normal para um ultrabook.
ConclusãoApesar do modo tablet confortável, o híbrido ainda fica para trás em questões como desempenho,peso e qualidade de tela.
Configuração8
Vídeo e Áudio8,3
Usabilidade9
Design7
Bateria8,1
Média8.2
PreçoR$ 4.199
Acompanhe tudo sobre:NotebooksSamsungTabletsWindows 8

Mais de Tecnologia

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes

Procon-SP notifica Meta sobre publicidade de vapes em suas plataformas

Não é só no Brasil: X está perdendo usuários nos EUA após vitória de Trump

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência