Samsung apresenta Galaxy S7 com tela que fica sempre ligada
Smartphone traz de volta recursos abandonados na geração passada
Lucas Agrela
Publicado em 22 de fevereiro de 2016 às 09h51.
São Paulo – A Samsung apresentou hoje (21) o seu novo smartphone topo de linha chamado Galaxy S7. O produto chega em duas versões, S7 e S7 edge, que têm tamanhos diferentes, mas ambas contam com telas que permanecem sempre ativas para que o usuário veja horário e notificações.
O recurso tira proveito da tecnologia Super Amoled da Samsung, que utiliza materiais orgânicos para dar luz própria aos pixels quando estimulados por uma corrente elétrica, dispensando a retroiluminação LED dos paineis LCD mais comuns.
Em termos práticos, isso melhora a taxa de contraste das imagens e, mais importante, reduz o consumo de bateria – o que permite que o display permaneça ligado sem gastar muita energia.
O recurso já foi implementado pela Microsoft em alguns integrantes premium da linha Lumia, como os modelos 830 e 930, que também têm telas Amoled. Hoje, em uma conferência mais cedo, a LG apresentou o seu smartphone G5, que tem o mesmo recurso – mas o principal diferencial do produto é o fato de ser modular.
A Samsung informou que os dois modelos da linha Galaxy S7 chegarão ao mercado em meados de março. Ainda não se sabe se o Brasil está entre os primeiros países a receber os produtos.
Todos os detalhes sobre os novos integrantes da sétima geração da linha Galaxy S foram revelados pela Samsung hoje, durante uma conferência que antecede a abertura da feira de tecnologia móvel de Barcelona, a Mobile World Congress , que acontece de 22 a 25 de fevereiro. O evento foi transmitido pela internet e atingiu picos de 500 mil internautas assistindo simultaneamente.
O vídeo de divulgação, que poderá ser conferido abaixo, foi exibido para a plateia da conferência em realidade virtual. Para isso, a Samsung disponibilizou exemplares do seu headset Gear VR, que foi feito em parceria com a Oculus VR.
Confira o vídeo de apresentação dos novos Galaxys. A reportagem continua na sequência.
https://youtube.com/watch?v=cyohHyQl-kc
Antigos recursos de volta
A fabricante sul-coreana trouxe de volta à sétima geração da linha Galaxy S dois recursos que abandonou em 2015: suporte para cartões microSD e resistência à água.
Os aparelhos contam com a certificação IP68, o que lhes conferem proteção contra submersão a 1 metro de profundidade ao longo de até 30 minutos e também contra a entrada de poeira.
Os cartões microSD, unidades de armazenamento que permitem expandir o espaço para guardar arquivos, podem ter capacidade de até 200 GB para funcionar nos novos Galaxy.
Acesso rápido
A dupla de smartphones da Samsung vem com o sistema Android Marshmallow e a personalização de interface chamada Touchwiz. Em sua nova edição, ela conta com um recurso chamado Quick Access (Acesso Rápido, em português).
A novidade permite interagir com os aparelhos de maneira mais fácil quando você tiver somente uma das mãos livre. Para acessar essa nova barra de apps, basta deslizar o dedo na tela, indo da direita para a esquerda.
Dois modelos
A configuração de hardware dos aparelhos é a mais premium entre os produtos da Samsung. O Galaxy S7 tem tela de 5,1 polegadas com resolução Quad HD (2560 por 1440 pixels), enquanto o S7 edge tem display de 5,5 polegadas com a mesma resolução. O primeiro conta com bateria de 3.000 mAh e o segundo, com uma de 3.600 mAh.
As demais características dos produtos são iguais. A memória RAM tem 4 GB, o processador pode ser octa-core (2.3GHz Quad + 1.6GHz Quad) ou quad-core (2.15GHz Dual + 1.6GHz Dual), dependendo do mercado, há modelos com 32 e 64 GB de armazenamento interno e todos têm suporte para cartões microSD de até 200 GB.
Os novos aparelhos são 30% mais potentes do que a geração passada e 60% melhores no processamento gráfico. Além disso, a Samsung promete que a dupla de Galaxy S7 tem um novo sistema de resfriamento, o que deve evitar que eles esquentem durante o uso.
Fotos
Durante a prototipagem do Galaxy S7, os executivos da Samsung se fizeram uma pergunta: O que seria necessário para tirar boas fotos à noite? Isso levou à criação de uma nova tecnologia de captura de imagens chamada Dual Pixel, que está presente no Galaxy S7.
Os aparelhos têm a maior abertura entre os smartphones da marca, com F1.7. Fora isso, a empresa informa que os pixels registrados agora são maiores, sendo 30% mais amplos do que no iPhone 6S Plus.
A empresa chegou a mostrar uma comparação de fotografias que teriam sido tiradas com os dois aparelhos concorrentes.
Reprodução/Samsung/EXAME.com
Além disso, há um novo modo de fotografia pré-definido nos novos Galaxys. Ele é chamado Motion Panorama e traz movimento para tradicionais fotos panorâmicas, dando ao usuário uma experiência visual imersiva.
Um último detalhe sobre as câmeras: a principal registra imagens com menos megapixels do que o S6. São 12 MP na câmera traseira e 5 MP na frontal, enquanto o conjunto de câmeras do antecessor era composto por sensores de 16 MP e 5 MP. Agora, porém, a parte traseira do smartphone é mais lisa, já que a câmera principal é menos protuberante.
Reprodução/Samsung/EXAME.com
Gear 360
Além dos dois novos smartphones, a Samsung apresentou a Gear 360, uma câmera que filma em 360 graus. O produto tem lentes fisheye duplas, que capturam imagens com 15 MP (ou seja, gerando fotos de até 30 MP). A Samsung diz que as filmagens podem ser feitas até mesmo em ambientes pouco iluminados, por conta da abertura F/2.0 das lentes. A resolução máxima de um vídeo feito com a Gear 360 é de 3.840 por 1.920 pixels (4K).
Divulgação/Samsung
"Seguindo o lançamento do Gear VR no ano passado, a Gear 360 inova em termos de conteúdo envolvente, oferecendo uma experiência visual que faz com que a captura e o compartilhamento de momentos da vida sejam ainda mais fáceis", disse, em nota, DJ Koh, presidente da área de comunicações móveis da Samsung Electronics.