Saiba tudo o que aconteceu no Nintendo World Championships
Campeonato foi organizado no último domingo (14), antes da E3
Da Redação
Publicado em 16 de junho de 2015 às 14h29.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h42.
No último domingo (14), a Nintendo abriu as portas da E3 com o retorno do Nintendo World Championships. A competição, realizada 25 anos depois da original, reuniu 16 jogadores selecionados em eliminatórias por todo o território dos Estados Unidos.Confira a seguir tudo o que aconteceu nas oito rodadas que consagraram o grande campeão do torneio, incluindo o anúncio de jogos inéditos e lembranças de clássicos da década de 1980.
O Nintendo World Championships 2015 foi comandado pelo apresentador americano Kevin Pereira. Experiente em shows de games, bem-humorado e à vontade com o público, ele manteve a plateia empolgada e trouxe ao palco Erik Peterson, produtor da Nintendo, para explicar as regras.Ao lado dele estavam os comentaristas e youtubers djWHEAT, Andre (do canal Black Nerd Comedy) e Justin Flynn, que se revezaram com outros nomes da área. Os campeões do torneio original, Thor Aackerlund e Jeff Hansen, também estavam na plateia. Em seguida, subiram ao palco os 16 competidores.
Os jogadores foram dividos em times de cores diferentes para jogar Splatoon, o shooter de tinta do Nintendo Wii U. Foi a primeira vez que o game foi apresentado em uma competição oficial.Nessa rodada, 12 competidores avançaram para a etapa seguinte, enquanto os quatro últimos colocados passaram para o modo "Underground".Nessa modalidade, uma espécie de repescagem, os competidores teriam que lutar para não serem eliminados e ter uma nova chance na última rodada do torneio.
Os competidores "rebaixados" tiveram de se enfrentar em The Legend of Zelda, o clássico de 1986 para Super Nintemdo. O desafio consistia em terminar o primeiro calabouço do jogo, derrotar o dragão Aquamentus e coletar o primeiro pedaço de Triforce.O mais rápido a completar o estágio foi o primeiro "sobrevivente" do modo Underground, mas não voltou para a competição principal. Ele avançou para a segunda fase da repescagem, enquanto o campeonato continuou.
Na "superfície" do torneio, foi a vez da Nintendo anunciar um novo título. BlastBall é um shooter multiplayer em primeira pessoa, no qual dois times se enfrentam em uma espécie de partida de futebol, onde o objetivo é empurrar a bola em direção ao "gol" adversário. Ou, na falta de recursos, atirar e matar os rivais.Novamente, quatro dos competidores acabaram rebaixados para o modo Underground, enquanto oito passaram para a fase seguinte. E o jogo que os aguardava na repescagem não era nada fácil.
Em outro clássico de Super Nintendo, Super Metroid, os competidores tinham que derrotar a Mother Brain e escapar do planeta Zebes no menor tempo possível. Apenas um dos cinco sobreviveu, permanecendo no Underground por mais uma rodada.
A mais recente versão do jogo de corrida da Nintendo foi o desafio da terceira rodada do campeonato. Os competidores tiveram que disputar três pistas: Baby Park, Animal Crossing e Big Blue. Todas elas no modo 200cc, o nível mais difícil e mais rápido de Mario Kart 8.Os maiores pontuadores de cada pista seguiram para a penúltima fase, enquanto outros cinco caíram para o Underground.
O "ancestral espiritual" do Flappy Bird, Balloon Fight, de Super Nintendo, foi o último desafio da repescagem. Quem ganhasse teria uma nova chance na última etapa antes da final do torneio.Jogando no modo "Balloon Trip", os jogadores tinham de coletar o maior número de balões possíveis antes de estourar, desviando dos obstáculos no caminho.Após essa etapa, sobraram apenas quatro competidores: o sobrevivente do Underground e os outros três vencedores de Mario Kart 8. O próximo game foi o que escolheu os grandes finalistas.
Antes da última rodada, Reggie Fils-Aimé, presidente da divisão americana da Nintendo, subiu ao palco para um desafio contra Hungry Box, o vencedor do campeonato de Super Smash Bros organizado na E3 do ano passado.Reggie escolheu Ryu, disse que havia treinado por muito tempo, mas acabou não sendo páreo para seu oponente. Após esse momento mais descontraído, a competição continuou.
O mesmo Super Smash Bros. continuou de prontidão para a última rodada do campeonato. Os lutadores escolhidos foram Link ( Legend of Zelda ), Shulk ( Xenoblade ), Falco ( Star Fox ) e Roy ( Fire Emblem ), recentemente incluído no game.Uma acirrada partida consagrou John Numbers e Cosmo Wright (o sobrevivente das rodadas Underground) como os grandes finalistas do Nintendo World Championships.
A Nintendo aproveitou a última etapa do torneio para anunciar que Mario Maker, seu novo jogo que permite construir e compartilhar níveis personalizados de Mario, agora se chama Super Mario Maker.John Numbers e Cosmo Wright enfrentaram três fases no jogo, cada um desenhado por um funcionário da Nintendo: a primeira baseada no Super Mario Bros. original, seguida por Super Mario Bros. 3 e Super Mario World. Os estágios representaram as diferentes épocas do carro-chefe da Big N.E o vencedor foi...
O primeiro competidor a entrar no palco foi também o último a sair. John Numbers foi o grande campeão do Nintendo World Championships 2015, levando para casa um troféu e um Nintendo 3DS XL autografado, recebido pelas mãos do lendário produtor Shigeru Miyamoto.Você pode assistir ao torneio completo (quase 4 horas de competição) neste link.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentesProcon-SP notifica Meta sobre publicidade de vapes em suas plataformasNão é só no Brasil: X está perdendo usuários nos EUA após vitória de TrumpEUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência