Tecnologia

Saiba como jogar games do Super Nintendo no iPhone e iPad

Remote File Manager é capaz de ler mais de 30 extensões e funciona como gerenciador de transferências de arquivos entre o Dropbox e FTP

Emulador de Super Nintendo para iOS: o truque é salvar o arquivo do jogo, que tem extensão .smc, no Dropbox e abri-lo pelo programa (Reprodução)

Emulador de Super Nintendo para iOS: o truque é salvar o arquivo do jogo, que tem extensão .smc, no Dropbox e abri-lo pelo programa (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 13h56.

São Paulo - A App Store, loja de aplicativos do iTunes, tem meio milhão de aplicativos, e entre esses, milhares de jogos disponíveis para download, nos mais variados estilos, gráficos e (o que é mais importante) graus de diversão. Nada de emuladores – até agora, mas isso está para mudar. Um mero gerenciador de arquivos entrou na loja com uma funcionalidade pra lá de interessante: ele roda games do Super Nintendo.

O aplicativo é o Remote File Manager, que é capaz de ler mais de 30 extensões e funciona como gerenciador de transferências de arquivos entre o Dropbox e FTP. Por US$ 0,90, o aplicativo traz uma funcionalidade bacana. Mas rodar jogos de SNES no iPad e no iPhone, não tem preço.

O truque é o seguinte: basta salvar o arquivo do jogo, que tem extensão .smc, no Dropbox e abri-lo pelo programa. Durante a fase de testes do aplicativo antes de ir para a App Store, a funcionalidade permaneceu de lado. E há grandes chances de que o próprio aplicativo seja retirado do ar.

Então, se quer ampliar a oferta de diversão no iPhone ou iPad, e ainda adicionar uma dose de saudosismo e nostalgia com clássicos do Super Nintendo como Super Mario, Zelda, Super Metroid e Mega Man, baixe o aplicativo.

O Super Nintendo, lançado originalmente no Japão como Super Famicom em 1990, chegou ao Brasil em 1993. Ele não é mais fabricado pela Nintendo desde 2003 (nos EUA foi descontinuado em 1999). Apesar disso, ainda há leis de direitos autorais que protegem os jogos em alguns lugares. A própria Nintendo, em seu site, diz que “direitos autorais não se tornam de domínio público só porque [os games] não são mais comercializados”. A lei de copyright dos EUA determina uma duração de 75 anos para direitos autorais.

No Brasil, por exemplo, a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98 permite a distribuição de programas emuladores, mas só considera uma ROM legal como backup. Em outras palavras, você pode ter a ROM no seu emulador somente se tiver o cartucho original do game em questão. Em todo caso, vale consultar a legislação vigente.

Acompanhe tudo sobre:AppsApps para iPadApps para iPhoneiOSiPadiPhone

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA