Tecnologia

Robô que aspira areia? BeBot quer ajudar na limpeza de praias

Por enquanto, equipamento será usado na Flórida e no Havaí; aparelho é capaz de limpar até 3 mil metros quadrados por hora

BeBot: aparelho inteligente quer colaborar para sustentabilidade (4ocean/Divulgação)

BeBot: aparelho inteligente quer colaborar para sustentabilidade (4ocean/Divulgação)

KS

Karina Souza

Publicado em 17 de outubro de 2021 às 16h17.

Última atualização em 17 de outubro de 2021 às 16h21.

Pensar em sustentabilidade é sinônimo de lembrar, quase sempre, que é necessário diminuir a quantidade de plástico nos oceanos. E se a tecnologia puder ajudar nisso, melhor ainda. Na era do robô aspirador, é com essa premissa de ajudar a limpar praias de todo o mundo que foi criado o BeBot, um aparelho totalmente elétrico, capaz de limpar até 3 mil metros quadrados por hora.

Com uma espécie de peneira e o auxílio de uma pá, ele consegue cavar uma profundidade de até 10 centímetros e coleta resíduos tão pequenos quanto um centímetro quadrado. Bitucas, embalagens de alimentos, tampas de garrafas e tudo mais que poderia ficar escondido na areia, são retidos no aparelho.

Como parte da sustentabilidade, o equipamento funciona à base de baterias e é capaz de usar energia solar para reabastecê-las.

O equipamento foi desenvolvido pela empresa norte-americana 4ocean, especializada em remover dejetos plásticos dos oceanos, em parceria com a Poralu Marine, companhia canadense líder global em design, fabricação e instalação de tecnologia e infraestrutura marítima que respeita o meio ambiente.

Atualmente, um desses aparelhos está em testes na Flórida para ajudar a manter praias limpas. Se tudo der certo, a ideia é que outras 29 unidades possam ser usadas para limprar praias, resorts e outros locais. No site da 4Ocean, além da limpeza da Flórida, a companhia afirma que em um futuro próximo, vai disponibilizar um dos equipamentos para o Havaí e apoiar iniciativas já existentes na ilha de Oahu.

Por enquanto, ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:PraiasRobôs

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo