Tecnologia

Robô "pedreiro" instala tijolos e constrói casas em 2 dias

O robô consegue trabalhar 20 vezes mais rápido do que um humano na tarefa


	Hadrian possui um telescópio articulado de 28 metros em seu interior
 (Divulgação/Gizmag)

Hadrian possui um telescópio articulado de 28 metros em seu interior (Divulgação/Gizmag)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2015 às 18h29.

São Paulo - Os robôs já conseguem fazer muitas coisas que um humano faz, incluindo testar a agilidade de um sistema operacional e até mesmo repetir movimentos de samurais.

Alguns deles, porém, já superaram o homem, como é o caso do chamado Hadrian, que consegue instalar os tijolos necessários para a construção de uma casa em apenas dois dias.

O robô consegue trabalhar 20 vezes mais rápido do que um humano na tarefa. Sua velocidade máxima é de mil tijolos por hora, o que significa que ele consegue construir até 150 casas por ano.

Para conseguir realizar seu trabalho, Hadrian possui um telescópio articulado de 28 metros em seu interior.

Para colocar os tijolos corretamente, ele utiliza um desenho assistido por computador em 3D com a representação da casa. Argamassa ou adesivo podem ser usados na ponta de sua estrutura.

A fabricante responsável pelo robô, Fastbrick Robotics, disse ao site da revista Gizmag que pretende lançar a primeira versão comercial do protótipo até o ano que vem.

"O Hadrian reduz o tempo total de construção de uma casa padrão em aproximadamente seis semanas," disse o CEO Mike Pivac.

"Devido ao elevado nível de precisão que ele alcança, a maioria dos outros componentes, como cozinhas e banheiros, pode ser fabricada em paralelo e simplesmente montada logo que o assentamento de tijolos estiver concluído”.

Pivac espera que o robô não “roube” empregos de humanos, mas sim que crie novas vagas no mercado. "A máquina irá preencher o vazio que existe devido à diminuição do número de pedreiros disponíveis, cuja média de idade é quase 50 na Austrália", disse.

"O Hadrian deve atrair os jovens de volta ao assentamento de tijolos, já que a robótica é vista como uma tecnologia atraente”.

Acompanhe tudo sobre:CasasConstrução civilImóveisINFORobôs

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários