Tecnologia

Robô faz tarefas domésticas como varrer e aspirar chão

Desenvolvido por um instituto de computação cognitiva e construído pela Boston Dynamics (do Google), o robô é capaz de arrumar a casa. Veja vídeo

Atlas: robô é capaz de arrumar a casa, limpar o chão e passar aspirador (IHMC/YouTube)

Atlas: robô é capaz de arrumar a casa, limpar o chão e passar aspirador (IHMC/YouTube)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 19 de janeiro de 2016 às 08h57.

São Paulo – O Instituto Humano e de Computação Cognitiva da Flórida (IHMC) desenvolveu um robô que é capaz de arrumar a casa. Ele foi construído em parceria com a Boston Dynamics, braço de robôs da Alphabet (conglomerado do Google).

Um vídeo divulgado no canal do YouTube da IHMC mostra o robô realizando tarefas domésticas. Ele é capaz de varrer o chão, passar aspirador de pó e jogar garrafas de plástico fora.

O nome dele é Atlas. Ele tem um formato humanóide, com dois braços, mãos e pernas. Nada parecido com o robozinho Roomba, que é capaz de aspirar o chão da sua casa.

Graças às mãos robóticas, ele é capaz de manusear diversos objetos. No vídeo de demonstração (no final deste texto), é possível ver Atlas movendo uma cadeira, por exemplo.

 

A Boston Dynamics vem trabalhando com robôs de outro perfil. A maioria dos mostrados até agora tem um perfil quase militar. Alguns são capazes de tomar chutes e não perder o equilíbrio, por exemplo.

Devo dizer que o robô doméstico me anima mais do que os outros. Varrer o chão não é uma das minhas atividades favoritas.

Veja abaixo o vídeo do robô:

https://youtube.com/watch?v=r0qWVKcJR3w%3Fshowinfo%3D0

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoAlphabetRobôs

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA