Tecnologia

RIM tenta reverter desconfiança com BlackBerry 10

Ainda há muita desconfiança entre analistas de que a inventora do BlackBerry possa sobreviver no mercado de smartphones, que um dia liderou


	BlackBerry 10: entre as melhorias de software estão o sistema “flow”, que permitirá usar várias aplicações ao mesmo tempo, e mudar de um app para outro facilmente
 (Research In Motion)

BlackBerry 10: entre as melhorias de software estão o sistema “flow”, que permitirá usar várias aplicações ao mesmo tempo, e mudar de um app para outro facilmente (Research In Motion)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 14h12.

São Paulo - Após uma sequência de frustrantes adiamentos, a Research In Motion (RIM) apresenta, amanhã, nos Estados Unidos, seu novo sistema operacional e os novos aparelhos chamados de “BlackBerry 10”.

A expectativa em torno de uma reação da RIM com o BB10 fez as ações da companhia canadense praticamente dobrarem nos últimos dois meses, mas ainda há muita desconfiança entre analistas de que a inventora do BlackBerry possa sobreviver no mercado de smartphones, que um dia liderou.

Uma pesquisa da consultoria Venture apontou que, até o final de 2012, iPhones e Androids dominavam 94% do mercado de smartphones nos Estados Unidos, deixando míseros 6 pontos percentuais de market share para serem divididos entre RIM e Nokia/Microsoft, entre outros players.

Na quarta-feira (30), Thorsten Heins, CEO da RIM, exibirá dois novos aparelhos, um que terá apenas o teclado virtual e outro com opção de teclado físico QWERTY completo. Embora as especificações dos novos BB10 não sejam confirmadas, sabe-se que os aparelhos suportarão redes 4G LTE e terão memória, processamento, resolução e câmera compatíveis com os rivais iPhone e Galaxy S III.


Entre as melhorias de software estão o sistema “flow”, que permitirá usar várias aplicações ao mesmo tempo, e mudar de um app para outro facilmente. A RIM estreará ainda o sistema “balance”, que permitirá aos usuários manter uma configuração do aparelho quando estão no trabalho e outra para usá-lo fora do escritório, valorizando aplicações sociais e de fotos. Este recurso é visto pela RIM como uma importante novidade, uma vez que seus smartphones são adotados sobretudo como ferramentas corporativas.

O novo sistema promete, ainda, solucionar as críticas de que seu teclado virtual não funcionava corretamente, induzindo os usuários a cometer erros de digitação.

Além disso, Thorten Heins deve anunciar acordos para ampliar o número de apps disponíveis em sua loja de aplicações, a BlackBerry World, que conta hoje com 70 mil apps. Para efeito de comparação, a App Store, da Apple, possui mais de 700 mil aplicativos cadastrados.

É consenso entre os analistas de mercado que a RIM precisa impressionar o mercado com seu BlackBerry 10 para ter chances de continuar relevante no mercado móvel. No passado, a Palm conseguiu impressionar analistas ao apresentar o Palm Pre, elogiado smartphone que, entre outras características, exibia um eficiente sistema de multitarefas em seu sistema operacional Web OS, numa época em que o multitasking era falho no iOS. Mesmo assim, a Palm não teve sucesso e acabou engolida pela HP, que a comprou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSmartphonesIndústria eletroeletrônicaBlackBerry

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA