Tecnologia

Review: Neffos C5 Max é um smartphone para quem quer preço baixo

Segundo smartphone da TP-Link no Brasil chega para conquistar consumidor pelo preço e vem com processador octa-core

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 11h44.

Última atualização em 28 de novembro de 2016 às 17h57.

logo-infolab

São Paulo – A TP-Link, conhecida por seus dispositivos de rede, como roteadores e repetidores Wi-Fi, entrou no segmento de smartphones neste ano no Brasil. O Neffos C5 Max é o segundo exemplar da marca, que foi precedido pelo quase homônimo Neffos C5. Esse novo produto alia sistema Android, processador octa-core, 4G, câmera de 13 MP e tela com resolução Full HD por 999 reais.

Design

O visual do Neffos C5 Max é muito parecido com o do Neffos C5. Sua parte traseira feita em plástico tem uma curvatura que o torna ergonômico. Os botões de interação com o sistema ficam na própria tela, exceto pelos controle de volume e pelo botão de ligar. O display de 5,5 polegadas com resolução Full HD vem calibrado com cores um pouco saturadas, o que pode desagradar quem prefere imagens com tonalidades mais realistas. Por outro lado, a qualidade da tela é boa.

Ao redor de sua tela, o Neffos C5 Max tem uma pintura metálica que marca a transição do vidro para o plástico. Com apenas algumas semanas de uso é difícil garantir que a pintura vai resistir bem ao longo prazo.

O alto-falante do produto fica mal posicionado. Ele se encontra na parte traseira e podemos cobri-lo com a mão facilmente ao segurar o dispositivo em modo paisagem para ver um vídeo. A qualidade sonora também deixa a desejar. O destaque pesado para frequências agudas não oferece uma boa experiência de apreciação musical para a maioria dos gêneros musicais. O melhor a se fazer para ouvir músicas nesse produto é usar fones de ouvido, que podem ser convencionais (com conector de 3,5 mm) ou Bluetooth.

O Android Lollipop do produto tem uma personalização de interface que elimina a pasta que mostra todos os apps instalados, um recurso natural do Android concebido pelo Google. Com isso, ele fica com ar de iOS, o sistema móvel da Apple. Isso pode ser positivo para quem nunca usou um sistema Android, mas um pouco confuso para quem já tinha um smartphone antes.

Câmeras

A câmera principal do Neffos C5 Max faz fotos com resolução de 13 MP. Os tons frios são predominantes em imagens feitas em ambiente iluminados com luz artificial, mas tudo muda quando ativamos o HDR. Com o recurso ligado, as cores ficam mais saturadas, o que pode agradar quem gosta, por exemplo, de ressaltar as cores com os filtros de imagem do Instagram.

Para selfies, o smartphone tem uma câmera de 5 MP. Há uma tecnologia de embelezamento que busca atenuar imperfeições da pele, o que é interessante. O problema é a falta de definição nas imagens feitas com essa câmera frontal em ambientes com luz artificial. Sob luz natural, como qualquer outro smartphone, os resultados são bons.

 

A tradução do sistema Android do Neffos C5 Max deixa a desejar em alguns momentos, devido a erros de digitação.

Neffos C5 Max: software do smartphone tem erros do tradução

Neffos C5 Max: software do smartphone tem erros de tradução (INFOlab/Site Exame)

Bateria

A duração de bateria do Neffos C5 Max não condiz com o seu nome, que insinua máximo. Ele teve performance bem pouco melhor do que a do Neffos C5, que tem especificações técnicas mais modestas. Ele aguentou seis horas de uso intenso no teste padrão do INFOlab. O C5 teve duração cinco horas e 40 minutos.

No dia a dia, o C5 Max tem uma diferença marcante: ele é melhor na gestão de energia quando está em repouso. Com o aparelho no bolso ou em cima da mesa enquanto você trabalha ou descansa, ele pode fazer uso de núcleos de baixa performance. Isso não significa que ele não tem poder de fogo para executar aplicativos mais sofisticados, como jogos ou editores de vídeo. Ele também é equipado com núcleos de alto desempenho, que são ativados quando necessário.

Configuração

O Neffos C5 Max é um smartphone de gama intermediária quando o assunto é configuração de hardware. Ele tem processador MediaTek MT6753 octa-core de 1,3 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno.

Se você for do tipo de usuário que tira muitas fotos, será preciso comprar um pouco mais de espaço para o aparelho, adquirindo um cartão microSD, que pode ser de até 32 GB. Cartões com mais memória do que isso não são compatíveis com o produto.

A performance da memória interna do Neffos C5 Max foi boa. Isso significa que ele pode gravar rapidamente novos dados, como fotografias.

No entanto, o desempenho do aparelho para a navegação web foi pífio. Ele obteve uma das piores notas de navegação no benchmark Basemark OS 2: 10. Foi isso que derrubou a nota final do celular neste app de mensuração de desempenho para uma das mais baixas já registradas nos testes do INFOlab.

Base Mark OS 2: benchmark mostra que smartphone Neffos C5 Max tem problemas de navegação na web

Base Mark OS 2: benchmark mostra que smartphone Neffos C5 Max tem problemas de navegação na web (INFOlab/Site Exame)

O desempenho web ruim impediu até mesmo o smartphone de executar plenamente o benchmark Vellamo, que analisa, entre outros itens, a navegação na web.

Com esses resultados em dois benchmarks importantes, fica difícil recomendar a compra deste produto. Entretanto, não identificamos problemas aparentes de usabilidade para o acesso de páginas na web, o que atenua consideravelmente esse veredicto. Confira os resultados dos testes de performance a seguir.

BenchmarksMoto G4Galaxy J5 MetalNeffos C5 Max
AnTuTu461992783437276
Basemark OS II292603277
Geekbench 4297012762364
Vellamo279320552196

Vale a pena?

O Neffos C5 Max é um produto com preço atraente, visual modesto e robusto e câmeras aceitáveis. Ele tem problemas de performance que podem ser preocupantes no longo prazo e a sua bateria não dura muito sob condições de uso intenso. Porém, o smartphone tem usabilidade simplificada do sistema Android, com uma interface que tem um quê de iOS. Isso pode ser especialmente importante para quem vai usar um smartphone pela primeira vez ou dar uma nova chance a um produto com Android. Preço baixo aliado a essa característica pode justificar a compra do Neffos C5 Max.

Avaliação

6.9/10

Prós: Boa câmera principal, Android simplificado e tela Full HD.
Contras: câmera frontal poderia ser melhor, pouco espaço para armazenamento e problemas de desempenho web.

Ficha técnica

Sistema operacional: Android  5.1
Processador: MediaTek MT6753
CPU: Octa-core 1.3 GHz Cortex-A53
GPU: Mali-T720
RAM: 2 GB
Armazenamento: 16 GB + microSD de até 32 GB
Conexões: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.1
Tela: 5,5 polegadas com resolução Full HD
Peso: 161 gramas
Bateria: 3.045 mAh
Câmeras: 13 megapixels e 5 megapixels
Preço: 999 reais

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesReviewsSmartphonesTP-Link

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia