Tecnologia

Review: Inspiron 5000 foi feito para aumentar sua produtividade

Notebook com Windows 10 tem processador de última geração e tela Full HD, só não pode ficar muito tempo longe da tomada; veja análise

Inspiron 5000: notebook tem tela de 13,3 polegadas (Dell/Divulgação)

Inspiron 5000: notebook tem tela de 13,3 polegadas (Dell/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 26 de junho de 2017 às 14h56.

Última atualização em 28 de junho de 2017 às 18h18.

São Paulo -- O Dell Inspiron 13 5000 é um notebook versátil com o visual padrão da fabricante. Ele é um 2 em 1, ou seja, ele pode ser usado como um tablet com Windows 10 completo quando sua tela sensível ao toque for girada para trás e encostar na parte oposta à do teclado. Seus preços vão de 2.600 a 4.050 reais. Confira nosso review a seguir.

Design e usabilidade

O dispositivo tem teclado retroiluminado, trackpad que funciona bem e a tela é presa ao corpo com firmeza, o que garante que você poderá usar o produto como tablet sem grande preocupação em quebrá-lo.

O notebook peca por ser um tanto pesado para o transporte diário, cerca de 2 kgs. A tela, em especial, é mais pesada. Isso reforça a importância das dobradiças serem de qualidade.

Inspiron 13 5000

- (Dell/Divulgação)

O display de 13,3 polegadas tem resolução Full HD. Por isso, ele pode reproduzir bem a maioria dos conteúdos disponíveis na web, na Netflix ou no YouTube.

O porém é que a tela é um pouco reflexiva e isso pode prejudicar a experiência de ver vídeos nesse notebook da Dell. Por outro lado, o painel IPS permite que tenhamos boa visualização do que está na tela mesmo que olhemos para ela em ângulos diferentes. Podemos estar de frente ou mesmo um pouco de lado para ela para ver o que é exibido.

Inspiron 13 5000

- (Dell/Divulgação)

Editar imagens no Photoshop ou planilhas no Excel são tarefas que o Inspiron 5000 conseguiu realizar tranquilamente em nossos testes, enquanto ele permanecia com um navegador com várias abas abertas rodando em segundo plano (e fazendo downloads ao mesmo tempo).

Com isso, fica claro que o produto foi feito para lhe ajudar a trabalhar mais rapidamente, sem o estresse de quando o computador trava em meio a uma tarefa importante.

Em termos de design, a crítica vai para o posicionamento do botão liga/desliga, que fica na lateral direita do produto, na mesma direção das teclas do trackpad. Aparelhos da própria Dell e de outras fabricantes costumam colocar esse componente do lado esquerdo, na direção das teclas de função ou bem perto do teclado. Com isso, a posição do botão é pouco intuitiva.

Configuração

O Dell Inspiron 13 5000 é um produto com bons componentes internos. Ele é voltado para quem precisa de um notebook para produtividade. Quem esperava jogar nessa máquina, já pode mudar de ideia. Ele não tem uma placa de vídeo dedicada, o que lhe permitiria executar games exigentes em plataformas como a Steam, da Valve. Você pode jogar games que demandam configuração de hardware básica, como Portal, mas não poderá jogar GTA V ou Mortal Kombat X nesse notebook.

O aparelho tem processador Intel Core de sétima geração. Há opções com Core i3, i5 e i7 (esta última é a analisada neste review). As opções de memória RAM são de 4 GB ou 8 GB. O armazenamento também varia, de acordo com o quanto você está disposto a pagar. Pode ser um HD de 500 GB ou 1 TB ou então um SSD de 256 GB. A última opção é a que vai entregar a melhor performance ao usuário, especialmente quando o foco é a produtividade.

Nos benckmarks, o Dell Inspiron 13 5000 se saiu bem, em especial por conta da combinação de bom processador, RAM o suficiente e armazenamento em SSD.

BenchmarkInspiron 13 5000
Novabench770
CinebenchOpen GL: 31.22
CPU: 3.40
Geekbench6329

Bateria

O notebook não se saiu muito bem no teste de bateria, que é feito com a reprodução contínua de vídeos offline. Ele conseguiu duas horas e meia de uso longe da tomada, com brilho de tela no máximo e conectado a uma rede Wi-Fi. Outros notebooks já conseguiram resultados melhores, como é o caso do New MacBook e do Lenovo ThinkPad X1 Yoga.

Vale a pena?

O Inspiron 13 5000 é um notebook bom para trabalhar e ver vídeos ao chegar em casa. Ele é um pouco pesado, por isso, não é uma opção interessante para quem anda por aí de mochila nas costas ou carregando uma bolsa em boa parte do dia. O produto não decepciona, mas também não entusiasma. Ele é um bom notebook para produtividade que tem itens essenciais para a usabilidade em diversos cenários, como a tela que vira ao contrário e o teclado retroiluminado. Se você procura um bom notebook especificamente da Dell hoje em dia, ele é uma boa escolha para ajudar a aumentar a sua produtividade.

Avaliação

8.0/10

Prós: Boa configuração de hardware e recursos dão versatilidade ao produto.

Contras: Não consegue rodar jogos sofisticados e bateria poderia durar mais.

Ficha técnica

  • Processador:  Intel Core i7 7500U (2.60 GHz até 3,5 GHz)
  • RAM: 8 GB
  • GPU: Intel Graphics 620
  • Armazenamento: 256 GB
  • Tela: 13 Full HD
  • Conexões: 1x HDMI, 1x mini DisplayPort, 2x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1x Porta P2, SD 
  • Peso: 1,6 Kg
  • Bateria: 42 Whr
Acompanhe tudo sobre:DellNotebooksReviews

Mais de Tecnologia

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA

China inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1

Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa