Retrospectiva do WhatsApp é novo golpe no app de mensagens

Foram detectados mais de 339 mil tentativas de aplicação do golpe em apenas 16 horas

São Paulo — Você recebeu uma mensagem no WhatsApp com um link que promete uma retrospectiva do seu ano no app? Pois não clique. É só mais um golpe que começou a circular no aplicativo nesta semana, identificado pelo laboratório de cibersegurança dfndr lab. Foram detectados mais de 339 mil tentativas de aplicação do golpe em apenas 16 horas.

O link malicioso, que promete resgatar fotos antigas, status postados e até conversas, leva você para um site com publicidade. A ideia dos cibercriminosos, segundo os pesquisadores do dfndr, é ganhar dinheiro acumulando impressões dos anúncios.

A página ainda pede para que a vítima em potencial compartilhe o endereço com mais contatos, até encher um barra. Por vezes, ela também redireciona para outros sites falsos de promoções, que pedem por dados pessoais.

A recomendação do dfndr lab é sempre checar se os links recebidos são verdadeiros e também adotar soluções anti-phishing, que detectam e bloqueiam golpes do tipo. Aqui, ainda vale a dica de não digitar informações pessoais em qualquer site sem antes saber a procedência dele.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.