Tecnologia

Recenseadores tentam desbloquear aparelhos

Trabalhadores que coletarão dados para Censo 2010 receberam smartphone do governo, porém equipamento vem com funções bloqueadas

LG GM750 usado pelo IBGE; recenseadores querem desbloqueá-lo para fazer uso pessoal

LG GM750 usado pelo IBGE; recenseadores querem desbloqueá-lo para fazer uso pessoal

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Mal começaram a trabalhar com os PDAs (Personal Digital Assistant), smartphones que serão usados durante o Censo, e alguns funcionários já pensam em desbloquear o aparelho.

No Yahoo! Respostas existe um tópico em que alguns funcionários do IBGE trocam informações sobre a ação.

"Os recenseadores têm o computador de mão, e ele possui o aplicativo para a colheita de dados. Alguém sabe como sair dele e usar o aparelho normalmente?", pergunta um primeiro.

"Pelo que pude ver, o aparelho recebeu um programa proprietário, ou seja, a fabricante provavelmente produziu o software de acordo com as especificações do IBGE", responde outro.

Realmente, os smartphones LG GM750 fornecidos pelo Governo aos recenseadores vêm com um sistema proprietário baseado em Windows Mobile e com as funções 3G e de telefonia bloqueadas de fábrica.

Segundo a assessoria de imprensa do IBGE, ao serem contratados, os funcionários assinam um termo de responsabilidade e se comprometem em devolver os aparelhos no final dos trabalhos.

No futuro, os PDAs receberão outros aplicativos e serão reutilizados em novos trabalhos de campo. Parte dos 220 mil dispositivos que serão usados neste censo já foi utilizada no Censo Agropecuário de 2007.

Para esta edição do Censo, o Governo adquiriu 150 mil smartphones modelo LG GM750 pelo valor de 82 milhões de reais. O vencedor da licitação foi o consórcio Daruma/LG.

Pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido online.

A coleta das informações junto à população será 100% digital. Para garantir a sua confiabilidade, os dados serão criptografados.

O Censo 2010 começou no domingo (1) e vai até o dia 31 de outubro. O relatório final será apresentado no dia 27 de novembro.

Siga as notícias de Tecnologia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCelularesDados de BrasilEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaLG

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia