Tecnologia

Reguladores investigam plano da Apple para desbancar rivais

Segundo comissão, empresa pode estar tentando limitar de forma desleal rivais gratuitas sustentadas por anúncios


	Apple: O órgão da UE está preocupado que a Apple use seu tamanho, influência e relacionamentos para fazer com que gravadoras abandonem rivais como o Spotify
 (Chance Chan/Files)

Apple: O órgão da UE está preocupado que a Apple use seu tamanho, influência e relacionamentos para fazer com que gravadoras abandonem rivais como o Spotify (Chance Chan/Files)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2015 às 08h27.

A Comissão Europeia está analisando os acordos da Apple com gravadoras e companhias de música digital para descobrir se estão tentando limitar de forma desleal rivais gratuitas e sustentadas por anúncios, informou o Financial Times citando pessoas familiarizadas com o assunto.

A Comissão buscou detalhes com diversas gravadores e companhias de transmissão online de música sobre os acordos com a Apple, enquanto a fabricante do iPhone se prepara para lançar seu próprio serviço de música por streaming este ano, de acordo com a reportagem.

O órgão da UE está preocupado que a Apple use seu tamanho, influência e relacionamentos para fazer com que gravadoras abandonem rivais como o Spotify, que depende de licenciamentos com companhias de músicas para seus catálogos, segundo o FT.

A coleta de informações é apenas o primeiro passo na direção do inquérito, mas, se a Comissão Europeia -principal autoridade antitruste da UE- descobrir qualquer malfeito, pode exigir mudanças nas práticas de negócios e impor multas pesadas, segundo o jornal.

Representantes da Apple e da Comissão Europeia não puderam ser encontrados de imediato.

No ano passado, a Apple foi multada em 450 milhões de dólares por alegações de conspirar com cinco editoras para elevar os preços de e-books.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesIndústria da músicaArteMúsicaEntretenimentoTecnologia da informaçãoApple

Mais de Tecnologia

A CEO do Hinge veio ao Brasil defender uma tese rara: sucesso é o usuário deletar o app

No maior layoff de sua história, Amazon demite 16 mil funcionários

CEO da Apple diz estar 'de coração partido' com morte de enfermeiro por agentes do ICE

Telas da linha Samsung Galaxy S26 terão função de privacidade embutida