Online movie stream with mobile device. Man watching film on tablet with imaginary video player service. (Tero Vesalainen/Getty Images)
Rodrigo Loureiro
Publicado em 21 de setembro de 2019 às 05h55.
Última atualização em 23 de setembro de 2019 às 16h40.
São Paulo – Não vai custar nada barato ser assinante dos principais serviços de streaming de vídeo disponíveis no Brasil. Para não perder nada e obter acesso aos nove principais plataformas de transmissão de filmes, séries, animações e documentários pela internet é preciso desembolsar mais de 200 reais por mês.
Para o cálculo inicial, a Exame considerou apenas o preço dos pacotes de entrada dos aplicativos e em uma assinatura mensal (o que não garante descontos no caso de planos com durações mais longas). Também foram excluídos dos cálculos os dias gratuitos ofertados para novos assinantes desses serviços.
A primeira simulação leva em conta apenas os cinco principais serviços de transmissão de vídeo disponíveis no Brasil: Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Telecine Play e Globo Play. O custo mensal seria de 124,50 reais.
Os cinéfilos de plantão ainda podem assinar outros quatro serviços de streaming para enriquecer a coletânea de filmes, séries, documentários e animações disponíveis. Enquanto as plataformas Oldflix e Mubi são mais voltadas para consideradas cult, o Crunchyroll oferece uma grande quantidade de animes e a Looke é voltada para produções nacionais. Com a assinatura de todos os serviços, o custo seria 207,20 reais por mês.
Pode ficar mais caro
Ao que tudo indica, a guerra dos serviços de streaming está apenas começando. Previsto para desembarcar no Brasil já em novembro, o Apple TV+ custa menos cinco dólares no exterior e oferecerá mais uma opção de conteúdo aos streamers.
Ainda sem previsão para chegar por aqui, o Disney+ estreia nos Estados Unidos no dia 12 novembro e terá assinatura custando a partir e 6,99 dólares mensais. O valor pode subir para 12 dólares por mês adição de conteúdo da ESPN e da Hulu. O serviço deve levar mais alguns meses para chegar na América Latina.
Por fim há ainda a reformulação do HBO Go para o HBO Max, que passará a exibir também conteúdo de diferentes estúdios de animação e cinema, como a Warner – o que garante a transmissão do seriado “Friends”, por exemplo. Com expectativa para estrear somente em 2020, ainda não há informações de valores.
Veja quanto custa a assinatura de cada serviço de streaming: