Tecnologia

Projeto de vans compartilhadas faz sucesso na internet

Quem está por traz desta ideia é a empresa de turismo Gemini Tour em parceria com a Mercedes-Benz, que aluga seus veículos para o serviço

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2013 às 16h46.

São Paulo – O projeto Van Comigo disponibiliza transporte compartilhado para shows, eventos esportivos e até mesmo baladas desde julho deste ano. Quem está por traz desta ideia é a empresa de turismo Gemini Tour em parceria com a Mercedes-Benz, que aluga seus veículos para o serviço.

O serviço prestado atende, por enquanto, a capital paulista e as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, ambas no ABC paulista. O site oferece opções já previamente programadas e também dispõe que o cliente crie seu próprio destino seja ele aberto ao público ou exclusivo entre seus amigos.

Basta acessar o site da empresa e verificar as opções de ida e volta, de acordo com o evento escolhido. Após realizar o pedido de reserva de assento, um e-mail de confirmação é disparado, mas a compra só será confirmada quando a quantidade de lugares tiver sido alcançada.

A compra no site ocorreu perfeitamente desde o translado escolhido, comunicação enviada pela empresa (número pedido e voucher) e confirmação da van. Usamos o serviço durante o show da cantora Beyoncé, em São Paulo. Fizemos o trajeto Tatuapé-Morumbi-Tatuapé.

Ponto positivo para apoio logístico. Os nomes dos usuários, por exemplo, eram checados antes do embarque na van e os lugares tinham livre escolha. Também era possível entrar em contato com as coordenadoras da van para checar o local exato do veículo.

O único problema foi durante a saída do Morumbi, pois o atraso do show prolongou o horário da saída da van, que estava marcado para as 22h30. Alguns passageiros demoraram a sair pela quantidade do público presente no Estádio (50 mil) e só por volta das 23h40 o motorista deu a partida na Sprinter.

O valor do translado ida e volta foi de R$ 30,00.

Fernanda Bordin, gerente de Inovações e Negócios da Mercedes-Benz no Brasil, conversou com a INFO e nos contou um pouco mais sobre o Van Comigo.

INFO: Como surgiu o Van Comigo?

Fernanda: O foco do grupo Daimler é criar soluções para a mobilidade urbana, sempre com foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade. O departamento de inovação de negócios da Mercedes-Benz do Brasil tem a função de criar novos projetos de mobilidade. A partir da ideia inicial, o Van Comigo passou por três modelos de negócios diferentes até chegar ao atual conceito. É o primeiro serviço de transporte da empresa a ser colocado em prática no Brasil. Trata-se de um projeto de transporte compartilhado que incentiva o uso de vans Sprinter como alternativa aos automóveis para diversos tipos de eventos artísticos, culturais, esportivos e até mesmo particulares.


INFO: Aproximadamente quantas pessoas já utilizaram o meio de transporte?

Fernanda: O início do projeto foi uma fase de experimentação, na qual oferecemos o serviço para funcionários e, aos poucos, o serviço está sendo aperfeiçoado. Com o tempo, a procura pelo serviço aumentou e o número de Sprinters para atender a demanda também. Foram mais de 500 pessoas transportadas somente no mês de setembro (até o momento). E a expectativa é de que este número continue aumentando.

INFO: Há possibilidades de outros estados brasileiros terem o Van Comigo?

Fernanda: Definitivamente queremos expandir para outras cidades, mas no momento estamos consolidando as operações em São Paulo.

INFO: Utilizamos o Van Comigo, porém, houve uma demora na hora da saída. É comum aguardar os passageiros sempre?

Fernanda: A orientação da equipe é partir no horário marcado e isso funciona muito bem em shows pequenos. Já em shows maiores, em que a saída do estádio é bastante caótica, tendemos a ser um pouco mais tolerantes para não prejudicar o cliente. Após o show da Beyoncé, por exemplo, percebemos que a logística de saída precisava ser alterada. A partir de então, na volta do evento, a van é preenchida por ordem de chegada e sai assim que está cheia.

INFO: Há possibilidade de abrir novos eventos programados no site caso aconteça uma alta procura pelas vans?

Fernanda: Sim, na medida em que os lugares disponíveis são preenchidos, alocamos novas Sprinters e abrimos novas vagas. Entretanto, em alguns casos, limitamos o número total de vans disponíveis para o evento. Isso é feito para garantir que o nível de qualidade do serviço seja mantido e que imprevistos, como a demora da saída, não voltem a acontecer.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas alemãsInternetMercedes-BenzMontadorasServiços onlineSites

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble