Tecnologia

Proibição de redes sociais para jogadores causa polêmica

O chefe da imprensa da Federação Dinamarquesa de Futebol justificou a decisão como sendo um desejo do técnico Morten Olsen para que os jogadores se concentrem no torneio

A intenção é limitar a comunicação do elenco com o público apenas às coletivas de imprensa (Melinda Nagy/Dreamstime.com)

A intenção é limitar a comunicação do elenco com o público apenas às coletivas de imprensa (Melinda Nagy/Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2012 às 21h30.

Copenhague - A decisão da Federação Dinamarquesa de Futebol de proibir que os jogadores da seleção nacional utilizem as redes sociais durante a Eurocopa provocou grande polêmica no país escandinavo, entre atletas, políticos e outras personalidades.

O chefe da imprensa da entidade, Lars Berendt, justificou a decisão como sendo um desejo do técnico Morten Olsen para que os jogadores se concentrem no torneio. A intenção é limitar a comunicação do elenco com o público apenas às coletivas de imprensa.

A proibição do uso do Facebook ou do Twitter não é nova, mas uma norma habitual nas partidas da seleção, embora diversos jornais dinamarqueses tenham reproduzido hoje mensagem de jogadores antes e depois das partidas das eliminatórias da Euro.

O anúncio feito pela federação teria sido aceito pelos jogadores, embora alguns deles tenham se pronunciado lamentando a decisão. ''É uma pena que nos impeçam de usar o Twitter. Serve como uma espécie de porta-voz para muitos e o modo pessoal de casa um se comunicar. Mas temos que respeitar'', declarou hoje à emissora ''TV2'', o atacante Nicklas Bendtner, do Sunderland.

O goleiro da seleção dinamarquesa de handebol, Niklas Landin, não mediu palavras para criticar o a regra polêmica. ''É um pouco ridículo que a federação decida o que podem ou o que não podem fazer os jogadores de futebol'', disse.

O ministro da Cultura do país, Uffe Elbaek, garantiu que respeita a independência da federação, mas quer explicações sobre a medida. ''A primeira vista pode-se pensar em violação da liberdade de expressão e do livre diálogo''.

Também houve quem ironizou a proibição do uso de redes sociais, como o humorista dinamarquês, Sebastian Dorset, através de sua conta no Twitter. ''Quero comunicar a federação e ao técnico Morten Olsen, que com essa política não estou mais à disposição da seleção''. 

Acompanhe tudo sobre:DinamarcaEsportesEuropaInternetJogadores de futebolPaíses ricosRedes sociais

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA