Tecnologia

Prefeitura irá instalar 12 FabLabs públicos em São Paulo

Os FabLabs são centros para fabricação de protótipos e realização de experimentos, equipados com instrumentos como impressoras 3D e cortadores a laser

FABLAB (Reprodução)

FABLAB (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 16h22.

O secretário municipal de serviços de São Paulo Simão Pedro anunciou durante a abertura da Campus Party 2015 que a prefeitura irá instalar 12 laboratórios de fabricação digital, conhecidos como FabLabs, na cidade de São Paulo até o final de 2015.

Os FabLabs são centros de produção que disponibilizam aparelhos de última geração, como impressoras 3D e cortadores a laser, para fabricação de máquinas e realização de experimentos. A ideia é incentivar criação de protótipos sem depender da escala industrial.

Até agora, existem em São Paulo apenas FabLabs ligados a clubes e associações ou instituições de ensino. A ideia da prefeitura é instalar os laboratórios em regiões fora do centro expandido ou em partes da cidade que estejam em processo de revitalização.

A Vila Itororó, antigo cortiço na região do Bexiga que será transformado em centro cultural, e o bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, irão receber duas das doze FabLabs que serão instaladas.

“As pessoas não precisam mais dos Telecentros [centros públicos de inclusão digital], já que podem acessar a internet por aparelhos móveis. Queremos um espaço no qual a comunidade possa utilizar impressoras 3D, por exemplo”, afirmou o secretario municipal. A inspiração dos FabLabs paulistanos são os centros implantados em Bogotá, capital da Colômbia, e Barcelona, na Espanha.

O edital para licitação dos equipamentos e capacitação dos instrutores e professores deve ser publicado até a próxima semana. A expectativa da prefeitura é de que os FabLabs comecem a funcionar até o final do ano.

Acompanhe tudo sobre:Campus Partycidades-brasileirasINFOMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários