São Paulo - A Samsung anunciou nesta semana que vai encerrar sua produção de TVs de plasma no próximo dia 30 de novembro. De acordo com a empresa, a queda na demanda motivou a decisão.
"Vamos focar mais nas oportunidades de crescimento representadas pelas TVs UHD e de tela curva", afirmou a Samsung em nota publicada pelo portal CNET.
Outras grandes fabricantes já tinham tomado iniciativas parecidas. Um exemplo é a Panasonic, que também iniciou o encerramento da produção de gadgets deste tipo..
No caso da Samsung, o último modelo de plasma lançado foi a F8500, TV 3D com resolução Full HD que pode ser encontrada à venda na internet por cerca de 8 mil reais.
Porém, é interessante entender por que a Samsung decidiu parar de fabricar TVs de plasma.
Plasma
Lançadas no mercado no fim da década de 1990, as TVs de plasma surgiram como tecnologia substituta das antigas TVs de tubo de raio catódico. No Brasil, o primeiro modelo foi lançado pela Semp Toshiba em 2001 e custava perto de 50 mil reais.
Entretanto, as TVs de plasma foram rapidamente superadas pelas de LCD. Apesar de terem menos níveis de contraste e oferecerem um menor ângulo de visão, as TVs de LCD eram mais finas, consumiam menos energia e o principal: saíam mais barato para o consumidor.
Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2014, 47 milhões de TVs de LCD foram vendidas em todo o mundo - contra apenas 2 milhões de modelos de plasma.
Em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas de TV de plasma registraram uma queda de 16%. Os dados são instituto de pesquisa americano IHS.
O surgimento da resolução UHD (ou 4K) foi o golpe de misericórdia na produção de TVs de plasma. O desenvolvimento de versões de plasma com a nova tecnologia tem se mostrado inviável para as grandes fabricantes.
Dentre elas, a única que se mantém no negócio agora é a LG - que já afirmou que o segmento não representa nem 10% da receita obtida pela empresa com a venda de TVs. Parece que, em breve, as TVs de plasma poderão migrar das prateleiras das lojas para as de museus.
-
1. Sem Tubo
zoom_out_map
1/7 (Flickr/lucarossato)
Em época de Copa do Mundo, os brasileiros pensam em trocar de TV para assistir às partidas em casa com qualidade. Com são muitos os modelos disponíveis no mercado, INFO reuniu os aparelhos com resolução Full HD com melhor custo-benefício para o consumidor. Confira alguns detalhes sobre cada um deles a seguir
-
2. Smart TV LED Sony KDL-40W605B 40’’
zoom_out_map
2/7 (Divulgação)
O produto conta com um recurso chamado de Modo Futebol que pode agradar os fãs do esporte. Quando ativado, a voz do narrador é substituída pelo barulho da torcida para simular a experiência de estar torcendo do estádio. Essa televisão conta com o processamento de imagem mais ágil do mercado na sua faixa de preço atingindo 240hz, que são simulados por interpolação de quadros graças à tecnologia Motionflow. Na prática, isso melhora cenas de ação com bastante movimento. O aparelho é uma smart TV, ou seja, se conecta à internet e pode trazer informações em tempo real de acordo com a personalização do usuário. A tela do produto tem 40 polegadas e é Full HD. Seu valor varia entre 1.755 reais e 1.949 reais em sites de varejo nacionais.
-
3. SmartTV LED 40 Samsung UN40FH5303GXZD
zoom_out_map
3/7 (Divulgação)
A Smart TV da Samsung também conta com um recurso dedicado ao esporte. A Função Futebol permite que o usuário calibre o aparelho especialmente para a partida com as funções Imagem Futebol, que deixa as cores mais vívidas, e Som de Estádio, que aumenta apenas o barulho da torcida, reduzindo o som do narrador. Há também uma função que permite o replay de uma determinada cena. Mas é necessário estar com um pen-drive ou HD externo conectado na TV para que ele funcione. Os preços variam entre 1.312 reais e 1.499 reais.
-
4. TV LED 3D 42" LG 42LA6130 Full HD
zoom_out_map
4/7 (Divulgação)
A TV da LG tem tecnologia 3D passiva e vem com quatro pares de óculos. O painel LED tem 42 polegadas e conta com a tecnologia Dual Play. Em games, em vez da tela ficar dividida, cada jogador vê uma imagem diferente (desde o jogo tenha suporte a essa função). Entretanto, os óculos dedicados essa tarefa são vendidos separadamente. Os preços variam entre 1.672 reais e 1.899 reais.
-
5. TV LED 42" Philips Full HD
zoom_out_map
5/7 (Divulgação)
O televisor tem painel LED que opera em 120Hz e som de 20W RMS. Com a função Digital Crystal Clear, é possível ajustar a imagem de acordo com o programa que o telespectador irá ver. Os preços variam entre 1.451 reais e 1.649 reais.
-
6. Panasonic LED TC-42AS610B
zoom_out_map
6/7 (Divulgação)
A TV tem painel IPS, que oferece ótimos ângulos de visão (178º) e tem a tecnologia chamada de Super Bright Panel, que realça a qualidade das imagens. O processamento acontece em 120Hz. Há conexão com a internet e é possível usar redes sociais e apps de streaming de vídeos. Os preços variam entre 1.614 reais e 1.699 reais.
-
7. Veja também
zoom_out_map
7/7 (Andreas Just / Stock Xchng)