Polvo disfarçado tem a chave para o sucesso do PlayStation 4
Sony quer desenvolvedores independentes, como o de “Octodad: Dadliest Catch”, para lhe dar uma vantagem no mercado de US$ 93 bilhões
Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2013 às 16h08.
Tóquio - Ao tentar reviver uma das mais emblemáticas marcas de produtos eletrônicos do mundo, vale a pena ter um molusco do seu lado.
O desengonçado candidato a estrela de “Octodad: Dadliest Catch” pode guardar o segredo do sucesso para o console PlayStation 4 , da Sony Corp. , em um de seus oito tentáculos. A Sony quer desenvolvedores independentes -- como a equipe universitária que inventou um jogo sobre um polvo disfarçado que tenta esconder sua real identidade de sua família humana -- para lhe dar uma vantagem no mercado de US$ 93 bilhões ao ano.
“Eles perceberam que os desenvolvedores independentes fazem uma variedade de jogos, diferentes tipos de jogos que você não pode ter sempre em qualquer outro lugar”, disse Philip Tibitoski, que produziu a versão original de “Octodad” com colegas estudantes da Universidade DePaul, em Chicago, e agora administra a Young Horses Inc., um pequeno estúdio na cidade. “Nós temos mais flexibilidade para fazer coisas interessantes porque há menos risco”.
A Sony está tentando diferenciar seu PS4 do Xbox One, da Microsoft Corp. oferecendo uma seleção mais ampla de títulos populares e ecléticos. Depois de assustar os investidores neste mês com uma perda no segundo trimestre, o CEO Kazuo Hirai precisa de jogos de sucesso para gerar um burburinho antes do Natal, após a venda de mais de 1 milhão de consoles entregues nas primeiras 24 horas de vendas.
“Jogos independentes são fundamentais para a capacidade do PS4 de sustentar o ímpeto de vendas”, disse Koki Shiraishi, analista da SMBC Nikko Securities Inc. em Tóquio. “O fato de não ser capaz de atrair usuários gerais, além dos jogadores mais ativos, contribuiu para o fracasso do PS3”.
‘E-mails explodiram’
As vendas iniciais do PS4 superaram as de seu antecessor, que não conseguiu atrair compradores devido à falta de jogos. A unidade de jogos da Sony teve quatro anos consecutivos de perdas após o lançamento do PS3, em 2006, e voltou a dar lucro sob a gestão de Hirai no ano fiscal terminado em março de 2011.
O PS4 provavelmente irá gerar US$ 2,6 bilhões de lucro ao longo de seus estimados oito anos de vida, escreveu Kota Ezawa, analista da Citigroup Inc. em Tóquio, em um relatório de 14 de novembro.
Tibitoski e seus amigos estavam em um curso de produção de jogos quando sua criação peculiar chamou a atenção da Sony. A empresa com sede em Tóquio lhe emprestou um kit para a criação de jogos e lhes deu um lugar em sua apresentação em junho na feira E3, em Los Angeles. “Nossos telefones, contas no Twitter e e-mails explodiram” depois disso, disse Tibitoski.
Kits de desenvolvimento
A Sony, que ofereceu kits de desenvolvimento grátis por alguns anos, mais que dobrou para várias centenas o número de kits distribuídos e aumentou o financiamento a estúdios independentes em função do lançamento do PS4, disse Brad Douglas, que trabalha de perto com produtoras de jogos para a Sony Computer Entertainment. Ele preferiu não dizer quanto a Sony investiu em jogos independentes.
“É importante produzir esse universo amplo de conteúdo”, disse Douglas. “Provavelmente ninguém vê 99 por cento dos jogos lançados na plataforma móvel. Se não os ajudarmos, eles desaparecerão”.
É necessário ter uma estratégia. As vendas nos EUA de pacotes de jogos para consoles caiu 21 por cento, para US$ 8,9 bilhões no ano passado, enquanto as de jogos para celulares, tablets ou de games baixados para computadores subiu 16 por cento, para US$ 5,9 bilhões, diz a empresa de pesquisas NPD Group.
Ao focar em estúdios independentes, o PS4 chega ao mercado com um título a mais que o Xbox One. A Sony classificou cinco dos 23 jogos disponíveis nos EUA para o PS4 como “independentes”. O Xbox One terá 22 no total.
A Microsoft começou a cortejar produtores independentes apenas em agosto, prometendo kits grátis para os programadores aprovados. David Dennis, um porta-voz da Microsoft, disse que não haverá muitos jogos independentes quando o Xbox One for à venda, embora “você deva esperar ver vários surgindo logo”.
Tibitoski disse que a Young Horses ainda está estudando se oferecerá jogos para o Xbox. Por enquanto, a Sony tem a preferência.
“A Sony chegou a nós muito cedo”, disse ele. Com “o XBox, nós gastamos muito mais tempo em reuniões, embora eles também tenham sido muito gentis conosco”.
Tóquio - Ao tentar reviver uma das mais emblemáticas marcas de produtos eletrônicos do mundo, vale a pena ter um molusco do seu lado.
O desengonçado candidato a estrela de “Octodad: Dadliest Catch” pode guardar o segredo do sucesso para o console PlayStation 4 , da Sony Corp. , em um de seus oito tentáculos. A Sony quer desenvolvedores independentes -- como a equipe universitária que inventou um jogo sobre um polvo disfarçado que tenta esconder sua real identidade de sua família humana -- para lhe dar uma vantagem no mercado de US$ 93 bilhões ao ano.
“Eles perceberam que os desenvolvedores independentes fazem uma variedade de jogos, diferentes tipos de jogos que você não pode ter sempre em qualquer outro lugar”, disse Philip Tibitoski, que produziu a versão original de “Octodad” com colegas estudantes da Universidade DePaul, em Chicago, e agora administra a Young Horses Inc., um pequeno estúdio na cidade. “Nós temos mais flexibilidade para fazer coisas interessantes porque há menos risco”.
A Sony está tentando diferenciar seu PS4 do Xbox One, da Microsoft Corp. oferecendo uma seleção mais ampla de títulos populares e ecléticos. Depois de assustar os investidores neste mês com uma perda no segundo trimestre, o CEO Kazuo Hirai precisa de jogos de sucesso para gerar um burburinho antes do Natal, após a venda de mais de 1 milhão de consoles entregues nas primeiras 24 horas de vendas.
“Jogos independentes são fundamentais para a capacidade do PS4 de sustentar o ímpeto de vendas”, disse Koki Shiraishi, analista da SMBC Nikko Securities Inc. em Tóquio. “O fato de não ser capaz de atrair usuários gerais, além dos jogadores mais ativos, contribuiu para o fracasso do PS3”.
‘E-mails explodiram’
As vendas iniciais do PS4 superaram as de seu antecessor, que não conseguiu atrair compradores devido à falta de jogos. A unidade de jogos da Sony teve quatro anos consecutivos de perdas após o lançamento do PS3, em 2006, e voltou a dar lucro sob a gestão de Hirai no ano fiscal terminado em março de 2011.
O PS4 provavelmente irá gerar US$ 2,6 bilhões de lucro ao longo de seus estimados oito anos de vida, escreveu Kota Ezawa, analista da Citigroup Inc. em Tóquio, em um relatório de 14 de novembro.
Tibitoski e seus amigos estavam em um curso de produção de jogos quando sua criação peculiar chamou a atenção da Sony. A empresa com sede em Tóquio lhe emprestou um kit para a criação de jogos e lhes deu um lugar em sua apresentação em junho na feira E3, em Los Angeles. “Nossos telefones, contas no Twitter e e-mails explodiram” depois disso, disse Tibitoski.
Kits de desenvolvimento
A Sony, que ofereceu kits de desenvolvimento grátis por alguns anos, mais que dobrou para várias centenas o número de kits distribuídos e aumentou o financiamento a estúdios independentes em função do lançamento do PS4, disse Brad Douglas, que trabalha de perto com produtoras de jogos para a Sony Computer Entertainment. Ele preferiu não dizer quanto a Sony investiu em jogos independentes.
“É importante produzir esse universo amplo de conteúdo”, disse Douglas. “Provavelmente ninguém vê 99 por cento dos jogos lançados na plataforma móvel. Se não os ajudarmos, eles desaparecerão”.
É necessário ter uma estratégia. As vendas nos EUA de pacotes de jogos para consoles caiu 21 por cento, para US$ 8,9 bilhões no ano passado, enquanto as de jogos para celulares, tablets ou de games baixados para computadores subiu 16 por cento, para US$ 5,9 bilhões, diz a empresa de pesquisas NPD Group.
Ao focar em estúdios independentes, o PS4 chega ao mercado com um título a mais que o Xbox One. A Sony classificou cinco dos 23 jogos disponíveis nos EUA para o PS4 como “independentes”. O Xbox One terá 22 no total.
A Microsoft começou a cortejar produtores independentes apenas em agosto, prometendo kits grátis para os programadores aprovados. David Dennis, um porta-voz da Microsoft, disse que não haverá muitos jogos independentes quando o Xbox One for à venda, embora “você deva esperar ver vários surgindo logo”.
Tibitoski disse que a Young Horses ainda está estudando se oferecerá jogos para o Xbox. Por enquanto, a Sony tem a preferência.
“A Sony chegou a nós muito cedo”, disse ele. Com “o XBox, nós gastamos muito mais tempo em reuniões, embora eles também tenham sido muito gentis conosco”.