Tecnologia

PlayStation retoma conexão após ciberataque no Natal

Sobre o Xbox, a Microsoft disse que o serviço foi restabelecido quase por completo desde sexta-feira


	Ataque coordenado reivindicado por um grupo de hackers chamados Lizard Squad, bloqueou o acesso aos sites dos consoles de videogames da Sony e Microsoft
 (Joel Saget/AFP)

Ataque coordenado reivindicado por um grupo de hackers chamados Lizard Squad, bloqueou o acesso aos sites dos consoles de videogames da Sony e Microsoft (Joel Saget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2014 às 15h36.

A Sony informou que os serviços online de seu console de jogos PlayStation foram restabelecidos, após um ciberataque no dia de Natal que os deixou fora do ar, juntamente com os de seu concorrente Xbox, da Microsoft.

"A rede PlayStation está online novamente", afirmou Catherine Jensen, vice-presidente de experiência do consumidor da Sony, em seu blog.

Sobre o Xbox, a Microsoft disse que o serviço foi restabelecido quase por completo desde sexta-feira.

Um ataque coordenado reivindicado por um grupo de hackers chamados Lizard Squad (Esquadrão Lagarto, em tradução livre), bloqueou o acesso aos sites dos consoles de videogames da Sony e Microsoft, um dos presentes de Natal mais populares.

"O PlayStation e outros serviços de jogos online foram atacados durante as festividades com níveis artificialmente altos de tráfego desenhados para interromper a conectividade", explicou Jensen em seu blog.

Muitos usuários comemoram no Twitter o retorno da conexão online do Xbox.

O ataque que impediu o acesso aos serviços do dois consoles teve início na quinta-feira, depois que Sony e Microsoft anunciaram sua decisão em divulgar em ambas as plataformas o filme "A Entrevista", uma sátira sobre um complô da CIA para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-un.

O estúdio de cinema e televisão Sony foi alvo, em novembro, de um ciberataque que roubou informações valiosas e que o FBI atribuiu à Coreia do Norte, ao considerar que esse governo se opunha à estreia do filme.

Especialistas em segurança consideraram que o ataque aos serviços Xbox e PlayStation foram, provavelmente, realizados por hackers novatos que buscam reconhecimento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasGamesHackersIndústria eletroeletrônicaPlayStationSony

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia