Player de vídeo VLC vai ganhar repaginada e versão web

Segundo presidente da fundação que controla o reprodutor de mídia, uma função de streaming com publicidade está sob estudo

Embora hoje todos os olhos estejam no streaming, não faz muito tempo que reprodutores de vídeo, como o VLC, eram um download essencial à maioria dos computadores.

O player de vídeo deve ganhar uma atualização este ano, com repaginada no visual e nova interface para usuários. "Modificamos a interface para que ela fosse um pouco mais moderna", disse Jean-Baptiste Kempf, presidente da VideoLAN, fundação por trás do desenvolvimento do VLC, que é um programa de código aberto.

Kempf falou ao portal especializado em tecnologia Protocol, que divulgou uma reportagem extensa sobre a história e popularidade do VLC.

Apesar disso, não foram dados detalhes de quais modificações em específico podem vir para o programa, que deve receber as atualizações dentro dos próximos meses.

De acordo com Kempf, a fundação estuda um modelo de faturamento baseado em publicidade e streaming de conteúdo. Suporte a codecs do tipo AV1 e AV2, que têm ganhado tração com serviços de streaming também está previsto.

Outra novidade é que os desenvolvedores estariam trabalhando em uma maneira de trazer o reprodutor de vídeo online, com uma versão compatível com navegadores web.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.