Pioneiro das bases de dados e da 'big data' vence o 'Nobel da computação'
Michael Stonebraker desenvolveu sistemas fundamentais como o Ingres e o Postgres
(Wikimedia Commons)
Publicado em 25 de março de 2015, 10h47.
O pesquisador americano Michael Stonebraker, do laboratório de ciência da computação e inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, foi laureado com o prêmio Turing conhecido como "Nobel da computação".
Stonebraker é reconhecido pelo trabalho pioneiro no desenvolvimento de tecnologias de bases de dados, essenciais para a evolução dessa indústria bilionária e para o surgimento do conceito de "big data". Entre seus sistemas mais conhecidos estão o Ingres e o Postgres, cujos conceitos e códigos serviram de alicerces para as atuais tecnologias de databases.
No caso do Postgres, por exemplo, Stonebraker já utilizava o conceito de programação orientada a objetos para solucionar problemas de engenharia como a necessidade de manipular tipos complexos de dados.
"Mike tem sido pioneiro no campo de bases de dados ao perguntar questões essenciais sobre como nós coletamos, organizamos e acessamos informações em nossas vidas", diz Daniela Rus, colega do pesquisador no laboratório de ciência da computação e inteligência artificial do MIT.
Fora da área acadêmica, Stonebraker também prosperou. Como empreendedor, ele lançou diversas empresas de sucesso, incluindo a Vertica, vendida para a Hewlett-Packard em 2011 por 340 milhões de dólares.
O pesquisador contribuiu ainda para o movimento de código aberto, compartilhando a fonte de boa parte de seu trabalho em bases de dados, em uma época em que não havia GitHub ou grandes iniciativas nesse sentido.
Oferecido pela Association for Computing Machinery, o prêmio Turing inclui uma recompensa de 1 milhão de dólares financiada pelo Google.
Últimas Notícias
Netflix detalha como irá funcionar o compartilhamento de senhas; veja o que muda
Há menos de um minuto • 1 min de leituraEntrevista com ChatGPT: inteligência artificial é "novo aluno" da sala de aula
Há menos de um minuto • 1 min de leituraFornecedor da Apple na Índia começa a fabricar peças para AirPods
Há menos de um minuto • 1 min de leituraSony corta previsão de produção de aparelho de realidade virtual
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais