Tecnologia

Pinterest desponta como rede social promessa para 2012

O site permite organizar e compartilhar imagens que o usuário encontra pela web em poucos cliques, além de ser uma vitrine virtual para lojas

Site opera como um painel para pendurar fotos belas
 (Reprodução)

Site opera como um painel para pendurar fotos belas (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2012 às 14h20.

São Paulo - 2012 está no começo mas já tem sua candidata a nova rede social do ano. Trata-se do Pinterest, serviço para colagem de imagens e vídeos em um mural virtual. O site permite organizar e compartilhar imagens que o usuário encontra pela web em poucos cliques, além de ser uma vitrine virtual para lojas. Na prática, é como um mural de recados preenchido de coisas belas.

O serviço foi lançado em março de 2010 e tem crescido nos últimos meses. De acordo com a comScore, o Pinterest já é oitava rede social mais popular nos Estados Unidos, com 4,8 milhões de usuários - para comparação, o Google+ tem 15,2 milhões.

Ao mesmo tempo, é o terceiro em tempo gasto, atrás somente do Facebook e do Tumblr, que possuem média de 394 e 141 minutos por usuário, respectivamente, contra 88 minutos do Pinterest. O nome é um acrônimo das palavras pin (alfinete) e interest (interesse).

Como outras redes sociais como o Tumblr, o serviço permite curtir e republicar “pins” de outros usuários. Após criar uma conta, o usuário pode dividir seu mural em diversos quadros temáticos. Moda, estilo de vida, fotografia, artes, comida e bebida, arquitetura, música e alimentação são alguns dos mais populares.

Loja virtual

O Pinterest também funciona como uma vitrine virtual - é aqui que ele se torna interessante para as empresas. Na seção Gifts, o usuário pode encontrar diversos itens disponíveis para a compra divididos por faixa de preço ($1–20, $20–50, $50–100, $100–200, $200–500, $500+). Após acessar um item, o cliente pode ir diretamente para o site da loja.

De acordo com um relatório da empresa Shareaholic, o Pinterest já direciona tanto acesso para lojas dos Estados Unidos quanto o Twitter (3,6%), só ficando atrás do Facebook (26,4%), Stumbleupon (5%) e do Google (3,6%).

Nesta semana, o serviço levou o prêmio The Crunchies Award, ofertado pelos blogs VentureBeat, GigaOm e TechCrunch, como melhor nova startup. Também foi listado pela revista Time como um dos 50 melhores sites de 2011. A empresa está baseada em Palo Alto, na Califórnia. Resta saber se vai cair no gosto do usuário brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:InternetPinterestRedes sociaisSites

Mais de Tecnologia

WhatsApp libera transcrição de áudios para textos; veja como usar

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços