Tecnologia

Pesquisadores comparam vírus da zika e pesquisam anticorpos

O micróbio encontrado no Brasil é parecido com o da encefalite japonesa, doença inflamatória do sistema nervoso central que pode causar malformações


	Zika: o micróbio encontrado no Brasil é parecido com o da encefalite japonesa, doença inflamatória do sistema nervoso central que pode causar malformações
 (Ina Fassbender / Reuters)

Zika: o micróbio encontrado no Brasil é parecido com o da encefalite japonesa, doença inflamatória do sistema nervoso central que pode causar malformações (Ina Fassbender / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 09h34.

Rio - O vírus da zika que está circulando no Brasil é idêntico àquele que circulou em 2013 na Polinésia Francesa, onde acarretou pelo menos 17 casos de microcefalia.

Essa é uma das conclusões obtidas por pesquisadores do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que fizeram o primeiro sequenciamento completo do genoma do vírus do zika no Brasil.

Eles analisaram o vírus encontrado no líquido amniótico de duas grávidas de Campina Grande, na Paraíba.

Segundo os pesquisadores, o vírus é diferente daquele que circulou em países africanos como Uganda e Senegal, onde não foram registrados surtos de microcefalia.

O micróbio encontrado no Brasil é mais parecido com o da encefalite japonesa, doença inflamatória do sistema nervoso central que pode causar malformações.

A encefalite é causada por um vírus também transmitido por mosquitos. A semelhança entre os vírus causadores da zika e da encefalite japonesa deve abrir uma nova frente de estudos na tentativa de combater a zika.

Como já existe vacina contra a encefalite, os pesquisadores planejam analisar os anticorpos das pessoas vacinadas para verificar se eles reagem também ao vírus da zika, dada a semelhança entre ambos.

A expectativa dos cientistas é que os anticorpos do vírus da encefalite japonesa também neutralizem o zika vírus.

Acompanhe tudo sobre:DoençasMicrocefaliaSaúde no BrasilZika

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?