Tecnologia

Mini PC da Samsung roda o sistema Chrome OS, do Google

Google e Samsung apresentam o Chromebox, PC de mesa que roda o sistema operacional Chrome OS e tem desenho que lembra o Mac mini, da Apple

Computador Chromebox, da Samsung (Reprodução)

Computador Chromebox, da Samsung (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 5 de junho de 2012 às 11h16.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h38.

São Paulo — Lançados há cerca de um ano em alguns países, os Chromebooks –  laptops com o sistema operacional Chrome OS, do Google – nunca se tornaram campeões de popularidade. Mas o Google e sua parceira Samsung não desistiram. A empresa sul-coreana apresenta, agora, o Chromebox, PC de mesa com o Chrome OS.

A ideia pode parecer exótica, mas faz sentido. Como esse sistema do Google roda aplicativos online, ele depende do acesso à internet para quase tudo. Quem carrega um notebook sabe que não há acesso à internet em 100% dos lugares. Mas o problema quase não existe para os PCs de mesa, que podem contar com conexão permanente. 

Assim, o Chromebox pode interessar a bibliotecas, escolas, LAN houses e usuários que só querem uma máquina barata para usar na internet. O computador tem formato compacto, que lembra o Mac mini, da Apple. Tem tomadas para a conexão de monitor, impressora, webcam e outros itens periféricos. E o Google fez alguns melhoramentos no sistema Chrome OS, que ganhou funções para acesso a arquivos armazenados no próprio computador. O PC custa 329 dólares nos Estados Unidos.

(título alterado em 5 de junho)

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasGadgetsSamsungComputadoresBrowsersChrome

Mais de Tecnologia

Mark Zuckerberg anuncia iniciativa Meta Compute para ter infraestrutura própria de IA

Startups nucleares atraem investimento bilionário com reatores de pequeno porte

Como a Apple impulsionou o Google ao clube dos US$ 4 tri em valor de mercado

Meta nomeia Dina Powell McCormick, ex-conselheira de Trump, como presidente e vice-chair