Tecnologia

Para minimizar queixas, TIM amplia rede de transmissão

Iniciativa faz parte do compromisso da operadora com a ampliação da sua capacidade de rede e alega que em 2012 investiu 500 milhões em projetos de fibra ótica no Brasil


	Cabos de fibra ótica:  Foram criadas duas novas rotas de fibra ótica. O trecho Belém-Brasília, recém-ativado, conta com 2,5 mil km de fibras
 (ANDRE VALENTIM)

Cabos de fibra ótica:  Foram criadas duas novas rotas de fibra ótica. O trecho Belém-Brasília, recém-ativado, conta com 2,5 mil km de fibras (ANDRE VALENTIM)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 14h25.

São Paulo - Em meio a sucessivas críticas de usuários por conta da má qualidade dos serviços, a TIM informou já ter reforçado sua rede de transmissão, responsável pelo transporte de voz, dados e sinais.

Segundo a empresa, a iniciativa faz parte do compromisso da operadora com a ampliação da sua capacidade de rede e alega que em 2012 investiu 500 milhões em projetos de fibra ótica no Brasil. Foram criadas duas novas rotas de fibra ótica. O trecho Belém-Brasília, recém-ativado, conta com 2,5 mil km de fibras e passa pelo Maranhão, Pará, Tocantins e Goiás.

Outra iniciativa da empresa em fase de construção é a rota Belém-Manaus, que faz parte do consórcio LT Amazonas para o lançamento de cabos via torres de linhas de transmissão e subestações de energia ao longo de 27 municípios nos estados do Amazonas, Pará e Amapá. De acordo com a TIM, o novo trecho será ativado no início do segundo semestre de 2013.

Há também em andamento a modernização do backbone entre Belo Horizonte e Salvador. Neste projeto, a TIM instalou a primeira rede WDM 100G da América Latina para aumentar em 50% a capacidade instalada de tráfego de voz e dados, além de multiplicar a capacidade de ampliação do sistema em 16 vezes. Até então os canais não passavam de 40G. O projeto será expandido para outros trechos durante 2013.

Acompanhe tudo sobre:3GConsumidoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTIM

Mais de Tecnologia

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA

China inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1

Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa