Tecnologia

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn

Durante o evento Duocon 2025, a companhia de aprendizado móvel também apresentou atualizações de seu curso de Xadrez e uma nova abordagem ao aprendizado por meio do jogo

Duolingo: plataforma de aprendizado móvel vai conectar Duolingo Score com LinkedIn (	NurPhoto/Getty Images)

Duolingo: plataforma de aprendizado móvel vai conectar Duolingo Score com LinkedIn ( NurPhoto/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 10h00.

Última atualização em 16 de setembro de 2025 às 15h01.

Tudo sobreEducação
Saiba mais

O Duolingo anunciou nesta terça-feira, 16, uma integração do seu serviço com o LinkedIn, por meio da conexão do Duolingo Score com os perfis da rede social profissional. Além disso, a plataforma de aprendizagem móvel também vai ampliar seu curso de Xadrez e um novo modo de competição entre jogadores no iOS. As melhorias foram divulgadas durante o evento anual Duocon 2025.

Pela primeira vez, os usuários poderão incluir sua pontuação no Duolingo, que reflete suas habilidades linguísticas de forma precisa e instantânea, diretamente nos seus perfis do LinkedIn. Para a companhia, essa funcionalidade vai aproximar as competências linguísticas das oportunidades profissionais na maior rede de contatos do mundo.

Segundo Luis von Ahn, cofundador e CEO do Duolingo, as atualizações marcam a transformação do aplicativo, usado mundialmente para o aprendizado de idiomas, em uma plataforma educacional mais abrangente.

“Nosso objetivo sempre foi disponibilizar a melhor educação do mundo para todos. Com essas atualizações, damos mais um grande passo nessa direção”, disse Luis von Ahn, cofundador e CEO do Duolingo.

E acrescenta: “Seja adicionando sua pontuação do Duolingo ao seu perfil do LinkedIn ou enfrentando uma pessoa real em uma partida de xadrez treinada por Oscar, estamos mostrando que a educação pode ser útil, confiável e, na verdade, divertida.”

Duolingo Score agora estará integrado aos perfis dos usuários da plataforma no LinkedIn - Imagem: Divulgação (Divulgação)

Xadrez mais social

Lançado inicialmente para iOS em junho de 2025, o curso de Xadrez do Duolingo conquistou milhões de usuários com sua abordagem divertida e baseada em quebra-cabeças. Agora, o Duolingo leva o Xadrez a um novo nível com duas grandes novidades:

  • Disponibilidade no Android: O curso chega ao Android, permitindo que mais alunos ao redor do mundo possam acessá-lo em diversos idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português.
  • Modo Jogador versus Jogador (PvP): Em breve no iOS, essa funcionalidade permitirá aos alunos desafiar outros em partidas ao vivo. A versão para Android será lançada em breve.

O curso de Xadrez ensina estratégias reais com a ajuda de Oscar, o tutor de xadrez sarcástico e exigente do Duolingo. Segundo a plataforma, a nova modalidade PvP trará ainda mais interação e competitividade ao aprendizado, transformando o xadrez em uma experiência social e empolgante.

Avançando com IA e personalização na aprendizagem

No Duocon, a companhia americana destacou a importância da inteligência artificial e da experimentação no aprimoramento de sua plataforma. O serviço de videochamadas com IA, agora disponível em nove cursos populares para assinantes do Duolingo Max, facilita a prática de conversação ao tornar a interação mais fluida e natural, além de fornecer feedback imediato e avaliações pós-chamada. Os alunos poderão praticar com Lily, a personagem irreverente do Duolingo, que agora oferece uma experiência ainda mais personalizada e envolvente.

Em outro painel, a empresa compartilhou insights sobre o uso de testes A/B, fundamentais para a evolução constante do produto. Novas aulas, notificações e outros recursos são avaliados por milhões de usuários, permitindo decisões baseadas em dados que aumentam o engajamento e otimizam o aprendizado.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoCursos de idiomasTecnologiaInteligência artificialLinkedIn

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs