Tecnologia

Papa entra no Twitter com @pontifex

Pontífice terá outro tipo de "fiel" quando enviar o seu primeiro tweet a partir de 12 de dezembro, dia da festa da Nossa Senhora de Guadalupe


	Bento 16 vai enviar seu primeiro tweet em 12 de dezembro por conta própria, mas a maioria deles no futuro será escrito por assessores
 (Alberto Pizzoli/AFP)

Bento 16 vai enviar seu primeiro tweet em 12 de dezembro por conta própria, mas a maioria deles no futuro será escrito por assessores (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 11h55.

Cidade do Vaticano - Agora é oficial. O papa Bento 16 aderiu ao Twitter por meio do perfil @pontifex, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira.

O pontífice de 85 anos, que já conta com 1,2 bilhão de "seguidores" no mundo real, terá outro tipo de "fiel" quando enviar o seu primeiro tweet a partir de 12 de dezembro, dia da festa da Nossa Senhora de Guadalupe.

"O perfil é bom. Significa ‘papa' e também significa ‘construtor de pontes'", contou Greg Burke, consultor sênior de mídia para o Vaticano. "O papa quer alcançar a todos." Os primeiros tweets papais serão respostas a perguntas enviadas usando a tag # askpontifex.

Os tweets serão enviados em espanhol, inglês, italiano, português, alemão, polonês, árabe e francês. Outros idiomas serão adicionados no futuro.

"Vamos enviar uma mensagem espiritual. O papa não vai sair andando por aí com um Blackberry ou um iPad e ninguém vai colocar palavras na boca do papa. Ele vai twittar o que ele quiser twittar", disse Burke.

Primordialmente, os tweets virão do conteúdo de sua audiência geral semanal, bênçãos dominicais e homilias sobre os principais feriados da Igreja. Eles também incluirão a reação aos acontecimentos mundiais importantes, como desastres naturais.


Bento 16 vai enviar seu primeiro tweet em 12 de dezembro por conta própria, mas a maioria deles no futuro será escrito por assessores e o papa vai aprovar antes do envio em seu nome.

Mas, enquanto o papa será um dos perfis de twitter de mais alto nível no mundo, com muitos seguidores, ele não vai seguir mais ninguém.

A página do papa no Twitter deve ser em amarelo e branco -- as cores do Vaticano --, tendo como fundo o Vaticano e a foto dele. Isso pode mudar durante diferentes tempos litúrgicos do ano e quando o papa estiver longe do Vaticano em viagens.

O Vaticano disse que precauções foram tomadas para garantir que a conta certificado do papa não seja invadida. Apenas um computador no Secretariado de Estado do Vaticano será utilizado para os tweets.

"A presença do papa no Twitter é uma expressão concreta da sua convicção de que a Igreja deve estar presente na arena digital", declarou o Vaticano.

"Esta iniciativa é mais bem compreendida no contexto de suas reflexões sobre a importância do espaço cultural que tem sido posto em prática pelas novas tecnologias... a presença do papa no Twitter pode ser vista como a ‘ponta do iceberg', que é a presença da Igreja no mundo das novas mídias", acrescentou em comunicado.

Em 2009, um novo site do Vaticano, http://www.pope2you.net, entrou no ar, oferecendo um aplicativo chamado "O papa se encontra com você no Facebook", e outro permitindo que os fieis possam ver os discursos do pontífice e mensagens em seus iPhones ou iPods.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetPapasRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame