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Panasonic Lumix DMC-GF5

Avaliação de Maurício Moraes / Com tela sensível ao toque, esta câmera híbrida permite que o fotógrafo selecione os pontos de foco com um simples toque. A ação é muito prática e similar à de câmeras de smartphones. Nos testes do INFOIab, a qualidade da imagem ficou acima da média, mas seu estabilizador óptico não […]

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Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 05h32.

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Avaliação de Maurício Moraes / Com tela sensível ao toque, esta câmera híbrida permite que o fotógrafo selecione os pontos de foco com um simples toque. A ação é muito prática e similar à de câmeras de smartphones. Nos testes do INFOIab, a qualidade da imagem ficou acima da média, mas seu estabilizador óptico não lida bem com exposições mais longas, como nas fotos noturnas. O modelo também não é dos mais velozes no registro das imagens e no ajuste do foco. Vídeos são gravados em full HD a 30 quadros por segundo. 

Avaliação de César Pereira / A sucessora da GF3 vem com melhorias tanto no visual como no sistema. Por fora, a principal diferença é na saliência para ajudar na pegada. Por dentro, o sensor e o processador melhoraram, o que resulta em uma qualidade de fotos melhor.

O sensor ainda é de 12 MP, que não é exatamente uma falha, mas hoje já há smartphones com mais que isso. As imagens produzidas pela GF5 são muito boas, mesmo pecando no detalhamento; os problemas são contornáveis. As cores não são muito fieis, especialmente as quentes, mas não chegam a apresentar distorções. O principal problema enfrentado pelo sensor é quanto ao sistema de estabilização de imagem: em cenas escuras, que necessitam mais tempo de exposição, há vários borrões.

A sensibilidade do ISO vai de 600 a 12800. Ela é bastante resistente a ruídos, mas, a partir do ISO 800, já são notáveis os problemas de detalhamento na imagem. Em 1250, o ruído é generalizado.

O zoom óptico de 3x é padrão para a categoria, mas as distorções percebidas na imagem, não: o efeito barril surge no grande plano e não é preciso esforço para perceber. Mas, ao longo da distância focal, ele acaba sumindo.

Nas filmagens, é possível fazer vídeos de 1920 por 1080 pixels, 1280 por 720 pixels ou 640 por 480 pixels, todos a 30 FPS. O formato é MP4 e a qualidade é semelhante à das fotos.

Os controles da DMC-GF5 se dividem entre os físicos e os virtuais, na tela de LCD de 3 polegadas. Os botões físicos foram descritos pelos engenheiros do INFOlab como péssimos: mal localizados, com funções mal sinalizadas e a roda de opções gira em falso, além de ser muito pequena. Quanto aos do LCD, o papel principal é controlar o foco com um toque, como fazemos com smartphones. Para que ela fosse realmente útil, fica faltando muita sensibilidade para reconhecer os comandos.

Ainda falando da tela, ela exibe por padrão todas as informações, além de dados como formato de arquivo e data. Com toques na tela, é possível alterar as posições do histograma e das linhas-guia. Apesar de não ser o melhor LCD do mercado, é possível fazer ajustes como brilho, contraste e níveis de cor para aproximá-lo o máximo possível da cena real.

Infelizmente, é preciso insistir até compreender a iconografia da Panasonic mostrada na tela. Outro problema é o delay eventual; chegou a demorar cerca de meio segundo até que ela mostrasse as alterações que estavam sendo feitas.

Velocidade, aliás, não é um dos motivos de orgulho da DMC-GF5: a renderização de imagem, o foco automático e o disparo contínuo ficam abaixo da média.

Nos modos de exposição, nenhuma novidade além do controle criativo, que permite escolher filtros de cor e de imagem. Além dele, a câmera dispõe de: PASM, modo automático, automático com compensação e cenas - monocromático, esporte, animais, comida, sobremesa, flor, retrato noturno, iluminações brilhantes, cena noturna com exposição longa, cena noturna iluminada, céu noturno, água com reflexo, por do sol, por do sol saturado, céu azul, céu azul saturado, retrato de criança, foto suave, iluminação de fundo e retrato suave. Pode levar algum tempo de prática até aprender os melhores momentos para selecionar cada uma, mas a tarefa não deve ser desagradável para quem gosta de fotografia.

Falando do visual, o modelo que chegou ao INFOlab não é o mais bonito. Combina branco com prata e o resultado parece barato. No entanto, há outras opções de cor que devem ser mais elegantes.

Apesar da aparência não muito bonita, a DMC-GF5 cumpre muito bem a tarefa de ser pequena e fácil de transportar: as dimensões são de 10,7 por 6,7 por 3,8 centímetros e o peso, 265 gramas.

Apesar de enfrentar alguns problemas na hora de fazer fotos, a DMC-GF5 tem preço razoável para o que oferece e a qualidade de imagem é indiscutivelmente boa. Pode ser uma opção interessante para fotógrafos amadores. Mas, por R$ 2499, merecia um acabamento mais caprichado.

Ficha técnica

Sensor12,1 MP
Zoom óptico 3x (14 a 44 mm)
Filmagem 1080p
LCD3
Peso265 g

Avaliação técnica

PrósBoa qualidade de imagem para a categoria; display traseiro com ajuste de imagem; boa utilização da tela sensível ao toque
ContrasLenta em vários sentidos (renderização, AF, e disparo contínuo); controles manuais frustrantes; construção fraca
ConclusãoCompensa pela qualidade da imagem e o preço é razoável para a categoria
Imagem7,8
Velocidade7,4
Objetiva7,7
Visor7,3
Design7,9
Média7.6
PreçoR$ 2 499
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