Exame Logo

Os cinco maiores vídeos virais da história

Documentário "Kony 2012" desbancou Susan Boyle, Justin Bieber e Lady Gaga no YouTube

Kony 2012 (Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2012 às 15h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h25.

Na última segunda-feira, o documentário Kony 2012 fez história: alcançou no site de vídeos YouTube a marca de 100 milhões de visualizações em apenas seis dias. Realizado por ativistas americanos, o vídeo alerta o mundo sobre um criminoso de guerra de Uganda, no leste da África. Exige punições a Joseph Kony, acusado por violar direitos humanos ao recrutar crianças para o Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês). Segundo estudo divulgado pela empresa de métricas Visible Measures, os quase 30 minutos de conteúdo de Kony 2012 desbancaram o popular vídeo da cantora escocesa Susan Boyle: usando seu vozeirão para interpretar Dreamed a Dream, no programa de calouros Britain’s Got Talent, o Ídolos da Grã-Bretanha, ela chegou às 100 milhões de visualizações em nove dias – três a mais do que Kony 2012. Confira a seguir os cinco maiores virais da história:
  • 2. Kony 2012

    2 /6

  • Veja também

    Data de divulgação: março de 2012
    Dias para alcançar 100 milhões de visualizações no YouTube: 6
    Uma campanha divulgada pela organização americana não governamental Invisible Children sensibilizou o mundo ao denunciar o uso de crianças como soldados do Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês), em Uganda. A intenção da entidade era mobilizar a população mundial para ajudar a capturar o criminoso de guerra Joseph Kony e levá-lo ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, onde o guerrilheiro é acusado de crimes contra a humanidade desde 2005.
  • 3. Susan Boyle

    3 /6

  • Data de divulgação: abril de 2009
    Dias para alcançar 100 milhões de visualizações no YouTube: 9
    A cantora escocesa Susan Boyle surpreendeu o planeta e se tornou uma celebridade instantânea ao interpretar Dreamed a Dream, número do musical Os Miseráveis, no programa de calouros Britain’s Got Talent, o Ídolos da Grã-Bretanha.
  • 4. Lady Gaga

    4 /6

    Data de divulgação: novembro de 2009
    Dias para alcançar 100 milhões de visualizações no YouTube: 18
    Os ousados clipes de Lady Gaga ganharam visibilidade com a vitrine virtual do YouTube. No single Bad Romance, a cantora americana – que abusa de referências aos filmes do diretor britânico Alfred Hitchcock – é sequestrada por um grupo de modelos que a vendem para a máfia russa.
  • 5. Rebecca Black

    5 /6

    Data de divulgação: março de 2011
    Dias para alcançar 100 milhões de visualizações no YouTube: 45
    Com apenas 13 anos, a cantora Rebecca Black se tornou mundialmente conhecida ao divulgar o clipe da canção Friday, que mostra uma adolescente sem muita coisa na cabeça que deseja ardentemente o fim de semana, quando ficará distante das obrigações tradicionais de uma jovem.
  • 6. Justin Bieber

    6 /6

    Data de divulgação: fevereiro de 2010
    Dias para alcançar 100 milhões de visualizações no YouTube: 56
    Em parceria com o rapper Ludacris, Justin Bieber lançou Baby, primeiro single do disco My World 2.0 – e uma das músicas mais populares do jovem cantor americano. No clipe, Bieber tenta impressionar uma garota em uma pista de boliche, inspirando-se – em pequenas doses, é claro – nas danças do astro pop Michael Jackson.
  • Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetVídeosYouTube

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame