Os carros mais high tech do Salão de São Paulo
Entre os lançamentos dessa edição, estão máquinas que - além de potentes - são cheias de tecnologia
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2014 às 08h23.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h59.
São Paulo - A 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo será aberta ao público na quinta-feira (30), no Anhembi. Entre os lançamentos , estão máquinas que - além de potentes - são cheias de tecnologia .
Além de ter 12 airbags, o carro é equipado com dois sistemas que prometem aumentar a segurança do passageiro. O primeiro detecta se o veículo está saindo da pista (quando o motorista dorme no volante, por exemplo) e tensiona o cinto de segurança dos ocupantes. O segundo sistema percebe os carros que estão no caminho do XC90, acionando um freio automático para prevenir colisões.
O painel do crossover sueco é equipado com uma tela sensível ao toque, que controla todos os comandos da cabine. O Volvo XC90 é equipado com sistema de som Bowers & Wilkins de 19 alto-falantes, amplificador de 1.400 W e subwoofer ventilado.
Toda a sinalização da nova geração do SUV alemão é composta de LEDs, inclusive nas renovadas lanternas de freio. O carro é equipado com sistema de luzes de dinâmico, que se adapta à luminosidade e às condições da pista.
Além da tela de LCD, com GPS, DVD e conexão a internet, a cabine do Cayenne é equipada com sistema de som da Bose, de nove amplificadores, 14 alto-falantes e um subwoofer de 200 W de potência.
O Jaguar XE, que deve ser fabricado na fábrica da montadora inglesa em Itatiaia, no Rio de Janeiro, será o primeiro carro da marca equipado com o motor Ingenium, considerado um dos mais econômicos do mundo.
O interior tem sistema InControl, com painel de oito polegadas touchscreen, e que pode ser baixado como aplicativo para Android e iOS (Apple). O app possibilita pré-resfriar o carro e destravar as portas à distância. O Jaguar XE também é equipado com alto-falantes da Harman Kardon.
O painel do cupê tem uma interface multimídia que responde aos gestos do motorista, para que ele não tire as mãos do volante. A tela de 12,3 polegadas mostra nos cantos o velocímetro e odômetro, e, no centro, altera o layout de direção e os controles de som do carro.
A carroceira do esportivo elétrico (e sustentável) da BMW é construída de fibra de carbono e o interior é feito de componentes montados com materiais recicláveis.
Uma tela de 8,8 polegadas fica no centro do console, carregada com o sistema de informação e entretenimento iDrive. O motorista pode controlar a navegação, conectividade e controle de clima da cabine, usando os botões do console central.
A nova versão do Cruze é equipada com tela touchscreen de sete polegadas carregada com as últimas versões dos softwares OnStar e MyLink, com hotspot Wi-Fi 4G, uma versão personalizada da Siri (a assistente de voz da Apple) e acesso à loja de aplicativos da Chevrolet.
O superesportivo italiano possui três modos de direção, selecionados pelo sistema ANIMA (acrônimo para Adaptative Network Inteligent Management): ele não apenas regula a lógica da transmissão do carro, mas também calibra a resposta do motor, a velocidade da tração e a rigidez dos amortecedores.
Com exaustores inspirados no Batmóvel da série de televisão dos 1960 de Batman, o supercarro da Porsche é construído com alguns dos materiais mais leves existentes: rodas de magnésio, chassi de fibra de carbono reforçado e freios de cerâmica.
Outro carro que deve ser montado no Brasil a partir do ano que vem, o utilitário híbrido da marca japonesa recebeu lanternas de LED, sistema de aviso de colisão frontal e um recurso que sempre mantém o carro dentro das faixas de rolagem da pista.
Montado na recém-inaugurada fábrica da Jeep em Goiana, Pernambuco, o utilitário é mais um carro que já vem de fábrica equipado com tela touchscreen de 5 ou 6,5 polegadas, com rádio, Bluetooth e navegação por satélite.
O hatch esportivo francês recebeu monitor de distância de tráfego, que freia o carro em caso de risco de colisão.
O carro também teve o exterior reestilizado, recebendo faróis com lâmpada de xenônio e LEDs que geram um efeito 3D para o observador.
O renovado SUV da Ford é o primeiro carro da montadora a receber um sistema de direção adaptativo. Ou seja: a direção do veículo fica mais ou menos rígida de acordo com o terreno que o carro trafega.
O Edge é equipado com assistente de direção, sistema multimídia MyFord Touch e uma câmera de 180º, que elimina os pontos cegos do carro. Outro diferencial são os cintos de segurança infláveis e um Airbag para os joelhos dos ocupantes.
Mais um carro que deve ser feito no Brasil a partir de 2016, o Discovery Sport é equipado com airbag de pedestres, multimídia com sistema de som, GPS, sistema de voz e controles do sistema de climatização. Além disso, inclui uma tela sensível ao toque de 8 polegadas.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
POCO X6 Pro ou Redmi Note 13 Pro: qual vale mais a pena na Black Friday?Ar-condicionado inverter: o que é e melhores modelos para comprar na Black FridayBiden reduz incentivo da Intel para menos de US$ 8 bilhões após atrasos em investimentosGalaxy S22 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday?
Mais na Exame
Mercado ImobiliárioMoradores da cidade do Rio já podem parcelar débitos de IPTU em até 84 vezes