Tecnologia

Os 5 apps que mais gastam internet sem que você queira

Apps do Google, instalados por padrão no Android, estão na lista


	Apps: Opera lista quais são os que mais gastam dados quando em repouso
 (ponsulak/Thinkstock)

Apps: Opera lista quais são os que mais gastam dados quando em repouso (ponsulak/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 11h08.

São Paulo – Um estudo global realizado pela Opera Software mostra quais são os cinco aplicativos que mais gastam dados de internet móvel sem que o usuário queira.

Os apps do Facebook Messenger e do Gmail foram os que mais apresentaram consumo de dados em segundo plano, sendo que 73% dos gastos totais ocorrem sem que o usuário esteja interagindo com eles. 

Em seguida, aparecem Google Drive, WhatsApp e Hangouts, com 57%, 54% e 39%.

O estudo foi feito com base nos dados de usuários de celulares com sistema Android. O número de aparelhos analisados pela Opera não foi divulgado.

Junto com a divulgação desse levantamento, a Opera anuncia uma atualização para o seu aplicativo para smartphones Android chamado Opera Max, que agora enviará alertas sobre o consumo de internet móvel em segundo plano.

Além de dados de navegação, restringir o acesso de apps à internet dessa maneira também reduz o gasto de bateria do smartphone – mas essa quantia varia de caso a caso.

O porém é que proibir a sincronização de novidades dessa forma implica que você só verá, por exemplo, uma nova mensagem no Facebook Messenger quando abri-lo.

O Opera Max envia as requisições de dados para os servidores da Opera, onde elas são comprimidas e levadas novamente ao smartphone em tempo real. Isso faz com que o consumo de internet móvel seja reduzido em diversos apps, como WhatsApp, Netflix e Youtube.

Acompanhe tudo sobre:AppsApps AndroidAndroidInternetSmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaTelefoniaInternet móvel

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA