Tecnologia

Os 5 apps que mais gastam internet sem que você queira

Apps do Google, instalados por padrão no Android, estão na lista


	Apps: Opera lista quais são os que mais gastam dados quando em repouso
 (ponsulak/Thinkstock)

Apps: Opera lista quais são os que mais gastam dados quando em repouso (ponsulak/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 11h08.

São Paulo – Um estudo global realizado pela Opera Software mostra quais são os cinco aplicativos que mais gastam dados de internet móvel sem que o usuário queira.

Os apps do Facebook Messenger e do Gmail foram os que mais apresentaram consumo de dados em segundo plano, sendo que 73% dos gastos totais ocorrem sem que o usuário esteja interagindo com eles. 

Em seguida, aparecem Google Drive, WhatsApp e Hangouts, com 57%, 54% e 39%.

O estudo foi feito com base nos dados de usuários de celulares com sistema Android. O número de aparelhos analisados pela Opera não foi divulgado.

Junto com a divulgação desse levantamento, a Opera anuncia uma atualização para o seu aplicativo para smartphones Android chamado Opera Max, que agora enviará alertas sobre o consumo de internet móvel em segundo plano.

Além de dados de navegação, restringir o acesso de apps à internet dessa maneira também reduz o gasto de bateria do smartphone – mas essa quantia varia de caso a caso.

O porém é que proibir a sincronização de novidades dessa forma implica que você só verá, por exemplo, uma nova mensagem no Facebook Messenger quando abri-lo.

O Opera Max envia as requisições de dados para os servidores da Opera, onde elas são comprimidas e levadas novamente ao smartphone em tempo real. Isso faz com que o consumo de internet móvel seja reduzido em diversos apps, como WhatsApp, Netflix e Youtube.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidCelularesIndústria eletroeletrônicaInternetInternet móvelSmartphonesTelefonia

Mais de Tecnologia

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes

Procon-SP notifica Meta sobre publicidade de vapes em suas plataformas