Tecnologia

Os 10 melhores smartphones lançados no Brasil em 2016

Veja quais foram os melhores celulares do ano, de acordo com nossos testes

 (Site Exame)

(Site Exame)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 07h00.

Última atualização em 13 de dezembro de 2016 às 11h31.

São Paulo – O ano de 2016 não teve tantos lançamentos de novos smartphones quanto o de 2015. O mercado começa a apresentar sinais de maturidade, com a consultoria IDC reportando que o segmento passou o primeiro semestre em queda até a retomada do crescimento no terceiro trimestre.

As empresas se destacaram ao longo deste ano com produtos que têm recursos inovadores, prodígios de design ou que inovam por levar smartphones com o melhor da tecnologia pelo mínimo preço viável.

Foi neste ano que vimos a popularização dos aparelhos com leitores de impressões digitais e uma grande melhoria de qualidade das câmeras frontais. Todos os smartphones listados abaixo têm sensores dianteiros de, ao menos, de 5 MP.

A performance dos aparelhos também deixou de ser um produto. Eles têm ao menos 2 GB de memória RAM e processadores que conseguem dar conta de, praticamente, todos os aplicativos disponíveis nas lojas virtuais App Store e Google Play Store.

Dois produtos lançados no final deste ano conseguiram feitos inéditos: o Galaxy A9 e o Moto Z Play têm baterias de longa duração, superando todos os demais concorrentes.

Confira a seleção dos melhores smartphones do ano de EXAME.com, de acordo com os testes do INFOlab.

1 – iPhone 7 Plus/Galaxy S7 edge

iphone-7-plus-galaxy-s7-edge

- (Exame.com/Samsung/Reprodução)

O iPhone 7 Plus é o melhor smartphone disponível hoje com sistema iOS, enquanto o Galaxy S7 edge é rei entre os dispositivos que rodam Android.

O gadget da Apple é o primeiro a vir com duas câmeras na parte traseira, que permitem capturar fotos com distâncias focais distintas. Isso implica que você consegue fotografar objetos próximos ou distantes com a mesma qualidade, sem sofrer a perda de definição ocasionada pelo zoom digital.

Já o smartphone da Samsung reúne o máximo de sensores (impressão digital e batimentos cardíacos), um conjunto excelente de câmeras (frontal e traseira) e oferece suporte ao sistema de pagamentos com celular Samsung Pay, aceito em diversos estabelecimentos em todo o país.

2 – Moto Z Play

smartphone-moto-z-play

- (Lucas Agrela/Site Exame)

O Moto Z Play conquistou o segundo lugar do ranking graças ao seu belo design e à sua surpreendentemente longa duração de bateria. O aparelho conta ainda com uma versão pouco modificada do sistema Android e tem leitor de impressões digitais para desbloqueio de tela.

3 – Galaxy A9

Foto do smartphone Samsung Galaxy A9

- (Lucas Agrela/Site Exame)

Um pouco mais caro, o Galaxy A9, da Samsung, é a melhor opção para quem está atrás de dois itens cruciais em qualquer smartphone: longa duração de bateria e ótimas câmeras. O A9 é o campeão isolado no quesito bateria. Ele suportou mais de 23 horas de reprodução contínua de vídeos na Netflix, enquanto muitos aparelhos desta lista conseguiram apenas 10 horas ou menos sob as mesmas condições.

4 – iPhone SE

iPhone SE

-

Posicionando o produto em um segmento abandonado, a Apple conseguiu facilmente criar o melhor – talvez o único bom – smartphone com tela de 4 polegadas. Ele tem configuração de hardware semelhante à do iPhone 6s e o melhor recurso que a Apple lançou nos últimos anos: as fotos vivas (pequenos vídeos capturados automaticamente no ato do clique da foto).

5 – Moto Z

Moto Z: aparelho é o primeiro do país a receber nova versão do Android

O Moto Z é um smartphone peculiar. Ele é o mais fino à venda no Brasil, com apenas 5,2 milímetros de espessura. Porém, ele tem suporte aos acessórios modulares, chamados Snaps. Eles amplificam as funções do produto, como a duração da bateria ou a capacidade da câmera. Há, por exemplo, um Snap da Hasselblad que dá ao produto a possibilidade de fotografar com zoom óptico, o que permite aproximar muito a imagem sem perder qualidade.

6 – Moto G4 Plus

Smartphone motog4 plus

Este foi o primeiro smartphone da linha Moto a contar com o sensor de impressões digitais, posteriormente levado a outros modelos dessa família. Ele tem ainda câmera com foco a laser, o que permite registrar fotos melhores sob condições de iluminação não muito favoráveis.

7 – Zenfone 3

Zenfone 3: gadget concorre com o Moto Z Play, da Lenovo

A Asus mostrou que não está de brincadeira no mercado de smartphones ao lançar o Zenfone 3 neste ano. O aparelho tem visual refinado, com revestimento de vidro na parte traseira, sensor de impressões digitais e uma ótima relação custo-benefício, visto que o produto tem versão com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno por menos de 2 mil reais.

8 – Xperia X

smartphone-xperia-x

O ano da Sony no Brasil não foi fácil. A empresa reduziu a equipe de celulares e deixou de fabricar os produtos no país. Ainda assim, o Xperia X é um smartphone com visual elegante – sem dúvidas, o melhor já feito pela fabricante – e oferece recursos como o sensor de digitais, um processador hexa-core e 64 GB de armazenamento.  

9 – Quantum Fly

Smartphone Quantum Fly

O Fly é o melhor smartphone de uma marca brasileira, a Quantum, mantida pela Positivo Informática. O aparelho tem processador de dez núcleos da MediaTek, 32 GB de armazenamento e Android praticamente livre de alterações, com preço abaixo dos 1.500 reais.

10 – LG G5 SE

smartphone-lg-g5-se

O G5 SE é o smartphone topo de linha da LG. A aposta da empresa foi na modularidade, ou seja, junto com o aparelho, são vendidos módulos especiais para ele, que servem para amplificar suas funções. Entre eles, há uma câmera 360 graus e outra câmera com zoom óptico. Fora isso, dele se destaca por ser um aparelho com revestimento de metal que mantém a característica da marca: a possibilidade de remover e substituir facilmente a bateria.   

Acompanhe tudo sobre:Especiais de Ano Novo 2017ReviewsSmartphones

Mais de Tecnologia

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"