Os 10 melhores games para ganhar dinheiro
Enriquecer jogando videogame é o grande sonho da maior parte dos gamers. A boa notícia é que isso está ficando cada vez mais possível, com o crescimento dos campeonatos...
Da Redação
Publicado em 17 de julho de 2013 às 13h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h04.
Enriquecer jogando videogame é o grande sonho da maior parte dos gamers. A boa notícia é que isso está ficando cada vez mais possível, com o crescimento dos campeonatos e o reconhecimento dos competidores como ciberatletas. Confira alguns dos jogos que já deram grandes prêmios aos jogadores profissionais.
O jogo League of Legends, criado pela Riot Games, se popularizou rapidamente e tem oferecido prêmios milionários aos gamers. Na semana passada, ele motivou um feito histórico: fez com que o governo norte-americano reconhecesse ciberatletas da liga principal do game como atletas profissionais.
A franquia StarCraft é um fenômeno quando o assunto é premiação em games. Ao checar a lista dos 100 ciberatletas mais bem pagos da história, publicada pelo site eSports Earnings, praticamente metade dos jogadores conseguiu seus maiores prêmios (lê-se: mais de 100 mil dólares) em torneios de StarCraft II e StarCraft: Brood War.
Após uma longa fase beta, Dota 2 foi lançado oficialmente há poucos dias, mas já se estabeleceu como uma das maiores obsessões do gênero MOBA. Quatro dos ciberatletas mais bem pagos da história conseguiram seus maiores prêmios jogando este game (todos acima de 250 mil dólares).
WarCraft III, lançado em 2002, também tem grande contribuição na lista de ciberatletas mais bem pagos, com diversas competições mundiais ao longo da última década. O coreano Jae Ho Jang, sexto mais bem-sucedido no ranking do eSports Earnings, conseguiu 265 mil dólares com o lendário jogo da Blizzard.
Embora seja pouco prestigiado no Brasil, o FPS Painkiller também gravou seu nome na história dos eSports. O ciberatleta mais bem pago do mundo conseguiu mais de metade de sua fortuna (454 mil dólares no total) numa competição deste jogo do estúdio polonês People Can Fly.
A franquia Quake é uma das obras-primas dos jogos de tiro criados por John Romero (Doom, Wolfenstein 3D, Heretic). É também um dos games que mais rendeu dinheiro aos jogadores - seja em Quake III Arena, Quake 4 ou Quake Live - pagando dezenas de milhares de dólares em competições.
O terceiro jogo da série Doom, considerada uma das mais influentes da história dos games, rendeu 135 mil dólares ao jogador chinês Meng Yang.
O celebrado FPS da Activision Call of Duty é uma febre do gênero e também das competições virtuais. Tanto Black Ops 2 quanto Modern Warfare 3 foram responsáveis por premiações de 100 mil dólares a oito jogadores que também figuram entre os 100 ciberatletas mais bem pagos da história.
Halo, um ícone da competição via Xbox Live, também já ofereceu grandes prêmios e figura na lista da eSports Earnings. Justin Deese e Tom Ryan ganharam 42 mil dólares cada um mostrando domínio de Halo: Reach.
Rei das LAN houses, Counter-Strike não poderia ficar de fora dessa lista. De fato, o título também foi responsável por uma das grandes premiações da história dos games. O jogo da Valve rendeu 65 mil dólares ao exímio jogador Filip Kubski.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democraciaOs novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a TrumpPin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores