Tecnologia

Orkut recomenda, no Twitter, comunidade com spam

A conta do Orkut Brasil no Twitter recomendou, ontem, que seus seguidores ingressassem numa comunidade da rede social que é usada para a publicação de spam

Alguém escorregou na equipe do Google responsável pelo Orkut (Reprodução)

Alguém escorregou na equipe do Google responsável pelo Orkut (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2011 às 10h41.

São Paulo -- Num tuíte publicado ontem, a conta Orkut Brasil, do Google, recomendou, a seus seguidores no Twitter, uma comunidade recheada de spam. A confusão ocorreu por causa do Dia da Sogra, comemorado (ou não) no dia 28 de abril. Referências bem-humoradas à data chegaram aos Trending Topics do Twitter e a equipe do Google resolveu dar a sua contribuição festiva. Por volta das 15 horas, foi postada a seguinte mensagem pelo perfil do Orkut:

“Hoje é #diadasogra ! Se você ama a sua, junte-se aos outros 73.117 sortudos http://goo.gl/LeoYl”

O link direciona o internauta para a comunidade “Eu AMO minha SOGRA”, que tem tópicos com muitas mensagens que ferem os termos de uso da rede social. Entre os títulos estão “ENTRE EM REDE SOCIAL E GANHE UMA MOTO CG FAN”, “ACABE COM OS PIOLHOS”, “Emagreci 20kg em 2 meses! (depoimento)”, “EMPREGO? Só com o nome limpo no SPC/SERASA” e “QUER SEU AMOR DE VOLTA?”. Nelas, há tentativas claras de venda de produtos.

A comunidade é só um exemplo do abandono em que se encontra parte dos fóruns do Orkut. Há comunidades muito ativas e com usuários fiéis, que fazem discussões de alto nível. Mas outra parte sofre com mensagens de spam e com a falta de engajamento dos internautas. Muita gente apenas as adiciona ao perfil, sem jamais participar das discussões.

Diversas soluções foram adotadas pela equipe de desenvolvimento da rede social do Google para atenuar o problema, e o nível de spam até diminuiu. Mesmo assim, quando não há uma moderação ativa, ainda sobram mensagens que tentam capturar dados dos usuários. A comunidade “Eu AMO minha SOGRA” é só um exemplo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetOrkutRedes sociaisTecnologia da informaçãoTwitter

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia