Tecnologia

Optical Smart Hub

O Optical Smart Hub da Samsung é um aparelho que tem várias funções: compartilhar arquivos através de uma rede, repetir sinal de Wi-Fi, ser um drive externo e gravar CD e DVD via Wi-Fi. Ele cria sua própria rede, como um hotspot Wi-Fi, à qual podem se conectar até quatro computadores simultaneamente. Também dá para […]

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 09h28.

logo-infolab

O Optical Smart Hub da Samsung é um aparelho que tem várias funções: compartilhar arquivos através de uma rede, repetir sinal de Wi-Fi, ser um drive externo e gravar CD e DVD via Wi-Fi. Ele cria sua própria rede, como um hotspot Wi-Fi, à qual podem se conectar até quatro computadores simultaneamente. Também dá para conectá-lo à rede via cabo ethernet.

A principal função é a que o aproxima de um media center: compartilhamento e transmissão de dados (por exemplo, vídeos via streaming). Os arquivos podem vir de um HD externo conectado na entrda USB, do CD/DVD inserido ou, claro, de uma das máquinas conectadas à rede.

O Smart Hub também foi testado para exibir filmes direto de um DVD para a rede, mas o resultado não foi muito satisfatório: via Wi-Fi, o áudio teve um pequeno atraso.

Outra função bastante útil é a de gravador de DVD. O SmartHub permite gravar arquivos em uma mídia virgem quando o usuário estiver conectado na rede sem fio. É muito prático utilizar este recurso para fazer backup dos arquivos do tablet ou gravar trabalhos através do seu Ultrabook.

Para quem tem smartphone, a conexão com o aparelho pode ser feita pelo aplicativo Mobile Smart Hub para iOS e Android. Ele permite fazer o backup de arquivos, visualizar vídeos, músicas, DVDs e transferir arquivos do celular para outros dispositivos que estejam conectados.

O Smart Hub mede 14,4 por 2,09 por 19 centímetros e pesa 425 gramas; para o tanto de recursos que ele oferece, é um tamanho compacto. O design é bonito: todo de plástico preto brilhante (o que traz o lado negativo de ficar com marcas de dedos), ele tem o drive de CD na parte frontal e as conexões (USB, microUSB, ethernet e energia) na traseira. Na parte superior, quatro LEDs indicam ações do hub: se está ligado, Wi-Fi, rede com cabo ethernet e USB.

Mas, para desfrutar de todas essas funções, o primeiro passo é configurar o Smart Hub. Essa é uma tarefa bastante complicada. Parece que a Samsung se dedicou tanto ao hardware que se esqueceu de fazer um software intuitivo e simples e mexer.

Ficha técnica

ConexõesWi-Fi 802.11 b/g, USB 2.0, ethernet, miniUSB
Formatos de vídeoASF, FLV, MKV, MP4, MPEG-1, MPEG-2, XviD, DivX e RMVB
Formatos de áudioWAV, AAC, MP3, OGG, AMR
DriveGravador de CD/DVD
Peso425 g

Avaliação técnica

PrósFácil de usar após a configuração; único do tipo que compartilha DVD/CD pela rede para qualquer dispositivo conectado.
ContrasConfiguração via interface web bastante complicada; filmes em DVD via Wi-Fi ficam com atraso de áudio; Wi-Fi não é no padrão N; limite de quatro dispositivos conectados por vez.
ConclusãoO aparelho tem um bom custo-benefício. Além disso, não há competidores no mercado.
Configuração8,0
Usabilidade7,0
Design6,8
Média7.0
PreçoR$ 299
Acompanhe tudo sobre:Samsung

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025