Tecnologia

Operadoras e governo dos EUA se aproximam de desbloqueio

Acordo, esperado para logo, assegura que as operadoras notificarão os consumidores sobre a elegibilidade de seus telefones para o desbloqueio


	Celular: operadoras de telefonia móvel dos EUA normalmente bloqueiam os smartphones para uso apenas em suas redes
 (Getty Images)

Celular: operadoras de telefonia móvel dos EUA normalmente bloqueiam os smartphones para uso apenas em suas redes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 10h41.

Washington - As operadoras de telefonia celular dos Estados Unidos estão acertando os detalhes finais de um acordo com a Comissão Federal de Comunicações (FCC) para adotar novas regras que tornarão mais fácil o desbloqueio de aparelhos para uso em redes de concorrentes.

O acordo, esperado para logo, assegura que as operadoras notificarão os consumidores sobre a elegibilidade de seus telefones para o desbloqueio, através de mensagens de texto, por exemplo, e pode cobrir também alguns telefones pré-pagos, segundo fontes da indústria.

O acordo também exige que as operadoras processem ou neguem pedidos de desbloqueio em até dois dias úteis, de acordo com uma orientação anterior da FCC.

As operadoras de telefonia móvel dos EUA normalmente bloqueiam os smartphones para uso apenas em suas redes como modo de encorajar os consumidores a renovar seus contratos.

O novo acordo assegura que os consumidores possam desbloquear seus telefones ao final dos contratos e torna o processo mais uniforme entre as operadoras.

Os últimos pontos para que se chegue ao acordo entre as operadoras e a FCC incluem questões sobre quão rápido a nova política será implementada e como lidar com telefones pré-pagos.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEstados Unidos (EUA)Indústria eletroeletrônicaPaíses ricosTelecomunicações

Mais de Tecnologia

De lavador de pratos a CEO bilionário: a jornada de Jensen Huang na Nvidia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

União Europeia emite advertência final para X sobre conteúdo perigoso

Samsung prevê salto nos lucros devido à demanda por chips de IA

Mais na Exame