Tecnologia

Operadoras começam a utilizar faixa da TV análogica em Brasília

Empresas anunciaram nesta quinta-feira, 20, que irão ativar a nova frequência na capital federal, ampliando a capacidade da rede móvel

Brasília: capital será a primeira grande cidade a contar com a faixa de TV analógica e também com a tecnologia LTE-Advanced (Shaun Botterill/Getty Images)

Brasília: capital será a primeira grande cidade a contar com a faixa de TV analógica e também com a tecnologia LTE-Advanced (Shaun Botterill/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2017 às 10h11.

Agora com o espectro devidamente limpo após o desligamento do sinal analógico de TV, a Claro, TIM e Vivo vão começar a utilizar a faixa de 700 MHz para o LTE em Brasília.

As empresas anunciaram nesta quinta-feira, 20, que irão ativar a nova frequência na capital federal, ampliando a capacidade da rede móvel e possibilitando o uso mais eficiente do espectro.

Será a primeira capital/grande centro a contar com a faixa, e também com a tecnologia LTE-Advanced (chamada comercialmente de 4,5 G), que consiste na agregação de duas ou mais faixas de frequência de LTE – no caso, 700 MHz e 2,5 GHz.

A TIM diz que oferecerá a partir da sexta-feira, 21, a frequência para ampliar "de forma significativa" a capacidade e a cobertura indoor e outdoor para a 4G na cidade (que celebra aniversário de 57 anos na data). Em comunicado, a empresa ressalta que o 700 MHz é estratégico, especialmente em relação ao alcance da cobertura na faixa de 2,5 GHz.

A TIM destaca também que todos os aparelhos do portfólio da empresa já operam com a nova frequência, pelo menos para LTE (nem todos possuem capacidade para LTE-Advanced). A companhia diz que a nova infraestrutura já a deixa preparada para oferecer voz sobre LTE (VoLTE), que passará por um período de testes e será lançado comercialmente em julho deste ano.

Importante lembrar que a operadora também oferece LTE em 1,8 GHz, com o refarming da faixa antes utilizada para 2G. Com todas as bandas, espera chegar a 2 mil cidades até o final do ano em cobertura 4G. O plano industrial do triênio 2017-2019 prevê investimento R$ 12 bilhões para o País no período.

Por sua vez, a Claro afirma que já opera com a faixa em Brasília, utilizando-a para LTE-Advanced (a qual chama de 4,5G), por meio da licença provisória obtida junto à Anatel. A empresa fará a apresentação oficial à imprensa em evento na próxima semana, dia 25. Antes, a tele também efetuou testes com a tecnologia de agregação de portadoras na cidade de Rio Verde e Anápolis, em Goiás.

A Vivo também aproveitará a disponibilidade da faixa de 700 MHz e utilizará o LTE-Advanced a partir deste final de semana na capital federal. A operadora agregará portadoras dessa faixa com a de 2,5 GHz e afirma que cobrirá "praticamente toda a cidade".

As três operadoras já oferecem a faixa de 700 MHz em Rio Verde (GO), onde foi efetuado o piloto do switch-off da TV analógica. Além dessas, a Algar Telecom também opera com a frequência de 700 MHz em LTE nas cidades mineiras de Ituiutaba e Uberlândia.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da Tela Viva.

Acompanhe tudo sobre:VivoTIMTVBrasíliaClaro

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint