Tecnologia

Oi estima investir R$1 bi em 4G até fim de 2015

A Oi espera expandir as operações da rede 4G para em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte em dezembro


	Loja da Oi em um shopping: expansão no 4G
 (Marcelo Correa/EXAME)

Loja da Oi em um shopping: expansão no 4G (Marcelo Correa/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 17h25.

Rio de Janeiro - A Oi estima investimentos de cerca de 1 bilhão de reais no segmento de telefonia móvel de quarta geração (4G) até o fim de 2015, disse o presidente da companhia, Francisco Valim, nesta segunda-feira.

A operadora inaugurou nesta segunda-feira sua rede móvel 4G em caráter experimental no Leblon, área nobre do Rio de Janeiro, e ainda está em processo de definição final dos fornecedores de infraestrutura.

"Os investimentos no total do 4G no período estimado entre agora e final de 2015 estão na casa de 1 bilhão de reais", afirmou Valim em encontro com jornalistas no Rio de Janeiro, para marcar a inauguração da rede carioca.

A Oi espera expandir as operações da rede 4G para em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte em dezembro.

"Ainda não estamos formalmente operando o serviço, estamos no processo de finalização dessa etapa", afirmou Valim.


De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também presente no evento, a autarquia deve assinar as autorizações dos usos das radiofrequências destinadas ao 4G em meados de outubro para todas as operadoras.

"Dia 16 é a assinatura dos termos de autorização para exploração da quarta geração (de telefonia móvel)", disse Rezende a jornalistas.

"Assim que a gente tiver esse procedimento finalizado... nós passaremos a comercializar (isso), adequado à cobertura que vai sendo expandida", disse Valim, acrescentando que não haverá grande alarde sobre os serviços em um primeiro momento --que ainda terão abrangência geográfica limitada-- e que devem ser destinados a modens móveis, ao invés de smartphones.

O lançamento comercial abrangente da Oi, por enquanto, segue o prazo inicial do edital de licitação das radiofrequências destinadas ao 4G, com início planejado para abril de 2013 em sete cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo.

A Oi foi uma das operadoras a vencer leilão para faixa de frequência para cobertura nacional de 4G, em junho.

Acompanhe tudo sobre:3G4GBanda largaBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasInternetOiOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelemar

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble