Obama tornará público parte de seu programa de espionagem
Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira em Berlim que tornará público parte do programa de espionagem PRISM, utilizado pelo...
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.
Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira em Berlim que tornará público parte do programa de espionagem PRISM, utilizado pelo serviço de inteligência americano, com o objetivo de melhorar sua transparência e tranquilizar a população.
Obama fez o anúncio na entrevista coletiva que se seguiu ao seu encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel. O presidente disse ainda que existe um "equilibro adequado" entre segurança nacional e liberdades civis e privacidade.
Obama afirmou também que continua empenhado em fechar a prisão de Guantánamo.
"Continuo em meu empenho de fechar Guantánamo, mas isto ficou mais difícil que o esperado. Isso se deve à resistência de alguns estados e a problemas com o Congresso", explicou.
O governante disse que os atentados de 11 de setembro de 2001 tornaram necessária a guerra contra o terror e que alguns dos prisioneiros de Guantánamo são altamente perigosos.
No entanto, o líder acrescentou que é preciso se buscar uma forma para proteger os Estados Unidos que esteja de acordo com seus valores fundamentais.