Exame Logo

O que muda no Windows 8.1

O INFOlab teve acesso antecipado a uma das versões do novo Windows 8.1. Nós a instalamos em duas máquinas, um desktop com processador Intel Haswell i7 4770K, com...

O que muda no Windows 8.1 (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 14h55.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h04.

O INFOlab teve acesso antecipado ao novo Windows 8.1, versão Enterprise. E para conhecer todas as novidades do sistema da Microsoft, instalamos a novidade num computador potente, com processador Intel Haswell i7 4770K, 8 GB de memória RAM e SSD de 128 GB. Utilizamos também um notebook igualmente potente, com processador AMD A10-5750M de 2,5 GHz, 8 GB de RAM e um SSD de 128 GB. O sistema é bastante rápido: demorou 16 segundos para inicializar e 18 segundos para reiniciar no Desktop. Já no notebook ele cravou a marca de 7 segundos para iniciar e 19 para reiniciar. Os tempos, obviamente devem melhorar na versão final do sistema, já que a Microsoft trabalha bastante para deixar o sistema veloz. Veja, a seguir, outras novidades do novo Windows que deve chegar ao mercado ainda este ano. Baixe o Windows 8.1 Preview pelo Downloads INFO.
  • 2. Atalhos

    2 /20(Reprodução)

  • Veja também

    Agora há um atalho para a lista de aplicativos na tela principal (Modern UI), representado por um ícone de seta para baixo. Esse menu pode ser aberto com um gesto para baixo, mas para isso o computador precisa ter uma tela sensível ao toque.
  • 3. Blocos (Live Tiles)

    3 /20(Reprodução)

  • Os blocos da interface Modern UI podem ter até quatro tamanhos diferentes (grande, wide, normal e pequeno). Contudo, nem todos os aplicativos se aproveitam desse recurso. Organizar a posição dos blocos na interface ficou mais fácil.
  • 4. Busca

    4 /20(Reprodução)

    A Microsoft integrou o Bing ao sistema. O que isso significa? Que o antigo aplicativo do Bing, que vinha instalado na configuração inicial do sistema, não está presente no Windows 8.1. Agora, ao usar o Bing, o usuário pode filtrar os resultados de acordo com as categorias que existiam antes no Windows 8 (Aplicativos, Documentos e Configurações), além de discriminar entre resultados comuns da internet e vídeos online.
  • 5. Configurações

    5 /20(Reprodução)

    Ganhou mais recursos. Com eles, o usuário exerce muito mais controle sobre o sistema. Apesar da evolução, o Painel de Controle do Desktop antigo ainda é indispensável. Exemplos de menu: Tela de bloqueio, opções de energia, notificações dos aplicativos, lista com o tamanho de cada aplicativo instalado etc. Através do menu de configuração é possível desativar as formas de interação com os cantos do Windows assim como outros gestos de controle.
  • 6. Charm

    6 /20(Reprodução)

    A barra Charm passou a acompanhar o movimento do mouse para ficar mais próximo do ponteiro. O item Configurações ganhou algumas opções de ajuste alteram o fundo de tela e os blocos.
  • 7. Personalização

    7 /20(Reprodução)

    Agora, o usuário do Windows 8.1 encontra três opções de personalização da Modern UI: imagens, cor de fundo e cor dos detalhes. Ou seja, dá para mexer bastante no visual do Windows 8.1.
  • 8. Snap

    8 /20(Reprodução)

    No Windows 8, o usuário dividia a tela em duas partes. Os apps, neste caso, ficavam com as proporções de 1/3 e 2/3 do display para cada um dos programas. O Windows 8.1 eliminou esta restrição e o usuário pode dividir a tela em qualquer proporção. Com o recurso, a Microsoft embarca na tendência do design responsivo – quando o conteúdo se ajusta a qualquer tamanho de tela.
  • 9. Câmera

    9 /20(Reprodução)

    O aplicativo deixa o usuário fazer pequenas edições na imagem além de capturar fotos. O programa tem uma novidade interessante: um recurso que produz fotos panorâmicas como as do antigo software Photosynth do Windows Phone.
  • 10. Calculadora

    10 /20(Reprodução)

    A Modern UI ganhou uma calculadora. E ela é bem melhor do que a oferecida no modo desktop. Além de um belo visual, ela oferece três modos de operação: padrão, científico e conversor de medidas. O melhor: funciona muito bem na tela do tablet.
  • 11. Gravador de voz

    11 /20(Reprodução)

    O software migrou para a Modern UI. Trata-se de um aplicativo de gravação que se limita a fazer exatamente o seu propósito, sem recursos de edição avançados.
  • 12. Alarme

    12 /20(Reprodução)

    Trata-se de um aplicativo simples que pode definir alarmes para cada dia da semana. O usuário pode escolher entre 9 sons de alerta. A interface é bem interessante, com uma linguagem minimalista que representa o relógio através de dois controles radiais para as horas e para os minutos.
  • 13. SkyDrive

    13 /20(Reprodução)

    A interface do programa de sincronização de dados e perfis foi reorganizada para exibir um número maior de itens ao mesmo tempo. O aplicativo também cria uma pasta no Windows Explorer que exibe os arquivos online como se estes fossem arquivos locais. A princípio, apenas os aplicativos da Modern UI podem abrir esses arquivos. De qualquer maneira, o usuário tem a opção de baixá-los. O SkyDrive também passou a servir para sincronizar configurações do sistema e até o layout dos blocos na interface. Se você usar a mesma conta em máquinas diferentes, você pode deixar exatamente a mesma organização. Assim como no iCloud da Apple, ele também sincroniza senhas de aplicativos e sites que você tem conta.
  • 14. Xbox Music

    14 /20(Reprodução)

    O serviço de música teve o layout modificado. Com isso, ele ficou mais organizado e fácil de usar. Agora, o Xbox Music oferece acesso a álbuns para compra e para streaming via rádio online.
  • 15. Viagens

    15 /20(Reprodução)

    O aplicativo de guia de turismo mantém todas as funções do anterior, mas acrescenta uma mudança sutil de design: uma barra com atalhos foi instalada na lateral direita da primeira tela, o que tornou a navegação mais rápida. As opções novas dizem respeito a informações de voos, como a pesquisa por itinerários e hotéis. Também é possível visualizar o status e os horários de cada voo.
  • 16. Reading List

    16 /20(Reprodução)

    Este aplicativo funciona como uma barra de favoritos universal que acompanha a barra Charm. Além de guardar páginas da internet para leitura posterior, ele também é capaz de salvar aplicativos e documentos.
  • 17. Loja

    17 /20(Reprodução)

    Também sofreu uma reforma de layout. Agora os aplicativos exibem uma informação resumida e a sua classificação. No Windows 8, a loja parecia desorganizada, com muito espaço disponível sendo desperdiçado na tela.
  • 18. Bing Receitas e Bebidas

    18 /20(Reprodução)

    O programa reúne receitas de diversos pratos, dicas de chefs de cozinha, receitas de coquetéis, lista de compras e plano de refeições. A partir de uma receita é possível já adicionar os itens na lista de compras.
  • 19. Bing Saúde e Bem-estar

    19 /20(Reprodução)

    O Bing Bem-estar e Saúde é um dos aplicativos mais complexos do novo sistema. Ele é organizado em grupos de blocos com informações sobre nutrição, treino físico e condições médicas. O primeiro grupo exibe os valores calóricos e outras informações referentes a alimentos, além de oferecer um espaço para registrar o consumo de calorias do usuário. O segundo grupo lista formas de exercício físico (incluindo vídeos que explicam os movimentos) e mantém um cronograma de treino. O terceiro oferece um guia de referência para medicamentos e procura ajudar o usuário a realizar um diagnóstico de sua saúde. Este último recurso é especialmente sofisticado porque usa técnicas computacionais como árvore de decisão, mineração de texto e inteligência artificial combinados para fazer um primeiro diagnóstico.
  • 20. Internet Explorer 11

    20 /20(Reprodução)

    Na Interface antiga, o Internet Explorer ganhou suporte à WebGL, que pode utilizar a GPU da máquina para tornar o navegador mais rápido em algumas situações. O atalho F12 abre uma ferramenta para desenvolvedores que inclui: explorador DOM, console de JavaScript, debugger, monitores de uso de rede e memória, benchmark de desempenho da interface web e emulador de plataforma (simula o navegador do Windows Phone ou o IE em monitores de várias resoluções).
  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 8

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame