Centro de polêmica com Bolsonaro, site pode driblar restrição do WhatsApp
Serviço TextNow fornece número de telefone dos EUA gratuitamente e é citado como parte da estratégia para espalhar notícias falsas
Gustavo Gusmão
Publicado em 18 de outubro de 2018 às 13h45.
Última atualização em 22 de outubro de 2018 às 17h35.
Atualização 17h40: Incluído o posicionamento da TextNow.
São Paulo — Uma reportagem da Folha desta quinta-feira revelou um esquema de empresários que pagam para promover notícias falsas em apoio a Bolsonaro no WhatsApp. A prática é ilegal e viola a lei eleitoral, e nem deveria ser possível graças a uma restrição do próprio app para conter o encaminhamento massivo de mensagens. No entanto, segundo a reportagem, existe toda uma estratégia para driblar essa limitação — que inclui o uso de serviços geradores de números, como é o caso do TextNow mencionado no texto.
O serviço online conta com um aplicativo gratuito de VoIP, como o Skype, para Android, iOS, Windows e Mac. O diferencial é que, nele, basta criar uma conta para ganhar um número de telefone dos EUA de graça.
Pelo app, é possível enviar e receber mensagens SMS e até mesmo fazer e receber ligações gratuitamente — embora, no caso das chamadas, elas sejam restritas a outros números norte-americanos. É suficiente, ainda assim, para conseguir criar diversas contas no WhatsApp com o telefone "fictício" e usá-la livremente em uma conexão Wi-Fi, contornando a restrição imposta pelo aplicativo de mensagens.
O app gratuito não é ilegal e nemé bem o principal ativo da TextNow. A empresa começou com ele, em 2009, mas hoje é uma operadora de rede móvel virtual (MVNO) completa, mais ou menos como era a Porto Seguro Conecta aqui no Brasil. A empresa tem ofertas de voz e de dados e usa a rede da Sprint para garantir cobertura de 3G e 4G aos usuários. Além do preço, o aplicativo é usado como uma dos chamarizes para atrair clientes.
A ideia de usar o serviço para criar contas de WhatsApp não é nova. A própria empresa reconhece, em seu site, que é possível fazer isso, mas recomenda contactar o suporte do app de mensagens para conseguir criar uma conta com o número de telefone. Nos testes feitos por EXAME, no entanto, foi possível comprovar que o apoio do suporte nem sempre é necessário. Dois números gerados pelo TextNow não foram aceitos pelo app de mensagens de início, mas uma conta foi criada facilmente com um terceiro telefone.
O problema, no caso, é que as contas aparentemente estão sendo criadas e usadas para fins ilícitos. EXAME também entrou em contato com a empresa para saber se ela pretende tomar alguma providência. Em resposta, a TextNow disse que tem termos de serviço que precisam ser seguidos e que também que está a postos para trabalhar em conjunto com as autoridades locais e fornecer evidências, se necessário.