Tecnologia

O Facebook quer acabar com o Snapchat. De novo

Novo app que será lançado pelo Facebook, o Slingshot (estilingue, em inglês), irá bater de frente com o Snapchat, que Zuckerberg tentou comprar sem sucesso

Menino com estilingue: Slingshot será a arma do Facebook contra o Snapchat (Montagem sobre foto de Evans/Three Lions/Getty Images)

Menino com estilingue: Slingshot será a arma do Facebook contra o Snapchat (Montagem sobre foto de Evans/Three Lions/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 8 de abril de 2015 às 16h01.

São Paulo – O Facebook tem uma nova arma para acabar com o Snapchat: o Slingshot (estilingue, em inglês). O novo app deve ser lançado pela empresa em breve para o sistema iOS.

O foco do Slingshot é bem parecido com o do Snapchat (convenhamos, até os nomes soam parecidos). Ele usa uma interface minimalista para que usuários possam compartilhar imagens com seus amigos.

Com ele, é possível desenhar em cima das imagens, recurso bem parecido com o do Snapchat. Uma diferença entre os dois serviços é que no Slingshot não será possível visualizar a imagem que a outra pessoa mandou até que o destinatário também envie uma foto.

Isso faria com que os usuários compartilhassem com bastante frequência. A curiosidade criada no usuário seria tão alta que enviar outra foto seria quase irresistível.

A má notícia é que o app não estará disponível na App Store brasileira, inicialmente. A lista de países inclui outros como os EUA, a Austrália, a Nova Zelândia ou Singapura.

O Slingshot ainda não foi oficialmente lançado pelo Facebook. Ele apareceu por alguns instantes na App Store ontem, mas foi retirado em seguida. Em um comunicado, um porta-voz do Facebook explicou a situação.

“Mais cedo, nós acidentalmente disponibilizamos uma versão do Slingshot, um novo app no qual estamos trabalhando. Com o Slingshot os usuários poderão compartilhar momentos do dia-a-dia com várias pessoas de uma vez. Ele estará pronto logo e estamos excitados para que todos possam experimentar”, escreveu.

O Facebook tem um histórico em competir com o Snapchat. No final de 2013, foi divulgado que Mark Zuckerberg tentou comprar o app por três bilhões de dólares. A oferta foi rejeitada e deve ter motivado o CEO do Facebook para batalhar contra o Snapchat.

A empresa de Zuckerberg já havia investido contra o Snapchat com outro app, o Poke. Ele não deu certo e acabou descontinuado pelo Facebook recentemente.

Disponibilizar o Slingshot como um app independente faz parte da nova estratégia do Facebook: fragmentar os serviços do Facebook em diversos apps.

A estratégia fica clara com o número de apps que o Facebook lançou recentemente. Entre eles estão o Home (para Android), Paper (para leitura de notícias no iOS) ou o Messenger (disponível nas duas plataformas).

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasPersonalidadesEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaFotografiaiOSmark-zuckerbergSnapchat

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo