Nvidia lança primeiro chip com um teraflop para dispositivos móveis
Além de equipar smartphones e tablets, o Tegra X1 também estará presente nas plataformas da NVIDIA para carros
Da Redação
Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 07h44.
A NVIDIA anunciou no domingo (4) o lançamento do primeiro processador na casa dos teraflops para dispositivos móveis, o Tegra X1.
Os FLOPS são uma medida de velocidade em computação, que consiste em operações de ponto flutuante por segundo (FLoating point Operations Per Second).
O novo processador leva para os dispositivos móveis a arquitetura Maxwell GPU, disponível nos chips da NVIDIA para PCs desde 2014.
Segundo a empresa, o Tegra X1 terá desempenho duas vezes melhor do que o o Tegra K1, chip para mobile lançado no ano passado.
O Tegra X1 também irá equipar as plataformas da NVIDIA para carros, o Drive CV, um sistema operacional que cria uma espécie de cockpit digital no interior do veículo, e o Drive PX, desenvolvido para carros autônomos.
O Tegra X1 chega 15 anos depois do primeiro supercomputador com processamento na casa dos teraflops. Em 2000, o ASCI Red foi lançado para a manutenção do arsenal nuclear dos Estados Unidos.
A primeira vez que a barreira do 1 teraflop foi batida foi em 1997, quando, em parceria com o Laboratório nacional Sandia, nos EUA, a Intel criou uma máquina com 72 gabinetes utilizando 9 680 chips Intel Pentium Pro.