Tecnologia

Nvidia lança primeiro chip com um teraflop para dispositivos móveis

Além de equipar smartphones e tablets, o Tegra X1 também estará presente nas plataformas da NVIDIA para carros

tegra x1 (Divulgação)

tegra x1 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 07h44.

A NVIDIA anunciou no domingo (4) o lançamento do primeiro processador na casa dos teraflops para dispositivos móveis, o Tegra X1.

Os FLOPS são uma medida de velocidade em computação, que consiste em operações de ponto flutuante por segundo (FLoating point Operations Per Second). 

O novo processador leva para os dispositivos móveis a arquitetura Maxwell GPU, disponível nos chips da NVIDIA para PCs desde 2014.

Segundo a empresa, o Tegra X1 terá desempenho duas vezes melhor do que o o Tegra K1, chip para mobile lançado no ano passado. 

O Tegra X1 também irá equipar as plataformas da NVIDIA para carros, o Drive CV, um sistema operacional que cria uma espécie de cockpit digital no interior do veículo, e o Drive PX, desenvolvido para carros autônomos.

O Tegra X1 chega 15 anos depois do primeiro supercomputador com processamento na casa dos teraflops. Em 2000, o ASCI Red foi lançado para a manutenção do arsenal nuclear dos Estados Unidos.

A primeira vez que a barreira do 1 teraflop foi batida foi em 1997, quando, em parceria com o Laboratório nacional Sandia, nos EUA, a Intel criou uma máquina com 72 gabinetes utilizando 9 680 chips Intel Pentium Pro. 

Acompanhe tudo sobre:INFONvidiaChips

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint