Tecnologia

Número de chamadas feitas pelo celular caiu 64% em 2014, revela IBOPE

Em 2014, 90% dos brasileiros com acesso a internet móvel acessam redes sociais

smartphone-usuários  (Flickr/ Esther Vargas)

smartphone-usuários (Flickr/ Esther Vargas)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2015 às 14h58.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou uma queda drástica no número de chamadas realizadas pelo celular em 2014: 64%, em comparação a um aumento de 164% no uso de serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. O levantamento foi encomendado pela Qualcomm e se baseou em entrevistas com 2 000 brasileiros sobre hábitos de consumo a partir do smartphone.

Segundo o Ibope, em 2014, 89% dos usuários utilizam algum serviço de mensagem para se comunicar. Além disso, 90% acessaram redes sociais pelo smartphone.  

Para 50% dos usuários, o principal motivo para adquirir um aparelho móvel é acessar as redes sociais. Na hora de escolher o dispositivo, os compradores desembolsaram em média 900 reais, valor superior ao do ano anterior,  quando a média ficou em 700 reais. O gasto extra aparece também no número de unidades vendidas: apenas no  terceiro trimestre de 2014, foram 15 milhões de celulares, segundo dados da Consultoria IDC.

Em relação à frequência de uso, 80% dos usuários checam o smartphone no mínimo uma vez a cada 30 minutos, e 36% deles garantem que a cada 5 minutos utilizem o aparelho. Já o quesito de conexão à internet no aparelho é unânime entre os usuários, e 80% deles afirmam utilizar pacotes de dados 3G/4G, enquanto apenas 20%  dizem se conectar  por meio de redes Wi-Fi.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaINFOInternetRedes sociaisSmartphones

Mais de Tecnologia

Mudança no algoritmo do Google impacta proprietários de pequenas empresas online

Google fará parceria com BlackRock para ampliar energia solar em Taiwan

Fusão do Paramount+ pode significar competição mais acirrada para Netflix e Disney; entenda

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Mais na Exame