Tecnologia

Novos iPhones 6s têm boa resistência à entrada de água, mostra teste

Empresa sofreu processo coletivo por não reparar, pela garantia, danos provocados por água

iPhone 6s mergulhado (Reprodução/YouTube)

iPhone 6s mergulhado (Reprodução/YouTube)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 09h42.

A Apple não comentou nada sobre o assunto na apresentação deste mês, mas os novos iPhones 6s e 6s Plus têm uma boa resistência à água. É o que mostra um teste feito por um produtor de vídeos para o YouTube, que colocou os dois modelos de smartphones em tigelas com água.

Com o cronômetro ligado o tempo todo, Zach Straley mergulhou os aparelhos e só os retirou da água após 30 minutos. Nessa pausa, Straley fez testes rápidos de usabilidade, navegando pela interface do sistema e abrindo o aplicativo da câmera, para conferir se ainda era possível fotografar. Tudo funcionou normalmente.

O processo foi repetido mais uma vez após o cronômetro atingir 45 minutos e, novamente, todos os recursos dos aparelhos funcionaram. 

Straley deu o teste por encerrado aos 60 minutos, constatando que os dois iPhones ainda eram totalmente funcionais.

Smartphones resistentes à água não são raros no mercado atualmente. A Sony, por exemplo, oferece uma série de aparelhos com esse tipo de proteção, como o Xperia M4 Aqua.

Mas produtos como esses são identificados por certificações IP, como a 67 ou a 68, que lhes conferem a oficialização da resistência à água. Os iPhones, por outro lado, não contam com essas garantias. Portanto, os aparelhos não devem ser colocados ou jogados na água deliberadamente. 

Desmontando o iPhone 6s, a empresa de reparos iFixit notou que o aparelho, bem como sua versão Plus, tem proteções de borracha em pontos vulneráveis à entrada de água, como, por exemplo, o botão de liga/desliga.

A Apple teve que pagar 53 milhões de dólares neste ano aos autores de um um processo coletivo iniciado porque a companhia se negou a reparar, pela garantia, danos causados por água em iPhones.

Confira o vídeo do teste a seguir.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários